No início deste mês a JMC Yamana Gold recebeu a visita de representantes da Defesa Civil do Estado e do Município. Todos puderam conhecer de perto a área e também a equipe que é responsável pela construção, operação, monitoramento e controle das duas barragens.

Os representantes da Defesa Civil conheceram a história da JMC Yamana Gold, a aplicação do sistema de gestão dos rejeitos, além das estruturas e operação das barragens. “Faz parte da nossa rotina receber os órgãos fiscalizadores em nosso empreendimento para mostrar em campo os projetos em andamento e atividades operacionais da barragem. As equipes da Defesa Civil se mostraram muito satisfeitas com o que foi apresentado por nós”, comenta Edvaldo Amaral, Gerente Geral.

A Barragem B2 conta com uma equipe formada por mais de 200 colaboradores entre próprios e terceiros. O time é liderado pelo engenheiro civil Lucas Costa Vidal que faz parte da Yamana desde 2018 e possui mais de 10 anos de experiência na área.

Barragens

A Barragem B1 operou até o ano de 2010. Atualmente, a B1 está em obra de fechamento para atendimento ao PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas), e consequentemente a descaracterização da barragem junto ao Órgão Ambiental. A Barragem B2 começou a ser implementada em 2008 e iniciou sua operação em 2010. Atualmente, encontra-se em obra da 1ª etapa da 5ª Fase de alteamento. A crista atual está na cota 605m e altura máxima de 92m.

Yamana Gold

A Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. No Brasil, a Yamana possui uma unidade, a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário