O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou vistoria dos locais de votação utilizando, pela primeira vez, o Sistema de Georreferenciamento Eleitoral (GEL). O município pioneiro a fazer uso da ferramenta foi Santa Bárbara (160ª Zona Eleitoral). A inspeção aconteceu na última segunda-feira (6) e contou com o apoio do TáxiGov, sistema para transportar servidores e colaboradores com o uso de táxis.
Utilizar o sistema GEL foi uma experiência positiva para o chefe de cartório da 160ª ZE, Sandro Eduardo Sales Santos. Para ele, a integração do georreferenciamento com o ELO (Sistema que gerencia os dados dos eleitores e locais de votação) é o que tem sido mais vantajoso. “Eu tinha duas escolas em que os nomes estavam incompletos ou errados e, na hora em que eu alterei no GEL, quando mandei via celular, caiu na web e corrigiu automaticamente, aparecendo de imediato a geolocalização. A utilização vai facilitar encontrar as escolas”. Além da ferramenta, o servidor mencionou a importância da funcionalidade do TáxiGov. “Tem sido uma solução maravilhosa para deslocamento. Tirou a dependência de carros de órgãos públicos”, comemorou.
Por meio do sistema GEL são registradas informações importantes sobre os locais de votação como: georreferenciamento do local, nome dos responsáveis por esses lugares, telefones de contato, serviço de telefonia utilizado, tipo do local, condições das instalações elétricas, infraestrutura, acessibilidade, segurança e condições de acesso. Ou seja, uma ferramenta completa e moderna de auxílio ao cartório para realização das vistorias.
A iniciativa de incrementar a ferramenta GEL foi da Coordenadoria de Planejamento de Eleições e de Logística (Coele). O sistema foi desenvolvido pelo TRE do Pará, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral e TRE Acre, e é composto por dois módulos: web e aplicativo. A utilização não é obrigatória, mas, conforme explicou a coordenadora da Coele, Ana Maria Parcero, “o sistema é mais uma ferramenta à disposição dos cartórios para a realização das vistorias, quando necessário”.
COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário