Após PT e PSD, a bancada do PSB na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) declarou apoio à candidatura do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) para presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Em nota oficial divulgada à imprensa, o partido destacou ter participado do acordo selado pelo governador Rui Costa (PT) em dezembro de 2018, pelo qual Menezes deveria presidir a Casa no biênio 2021-2022, que começa em 2 de fevereiro.

Na nota, a sigla defendeu também uma candidatura única na base do governador Rui Costa e disse que o nome de Adolfo é o que mais reúne condições de provocar consenso no grupo.

“A legenda se coloca favorável  à estratégia de unidade da base governista que se faz ainda mais necessária neste momento de conjuntura econômica, política e social tão desfavorável no País. Em nome desta coesão de forças, o PSB compreende que a candidatura de Adolfo Menezes é a que mais une a base de Rui e permite o diálogo necessário com a  oposição, podendo garantir a harmonia entre os poderes e a indispensável democracia interna da Assembleia, mantendo-a como uma casa de todos os deputados”, explicou.

A eleição é cenário de uma disputa protagonizada entre PP e PSD pelo comando da Casa. Este confronto tem como origem o acordo celebrado citado na nota do PSB, celebrado por Rui com as duas siglas. Para evitar um bate-chapa envolvendo as legendas, ele foi avalista do seguinte trato: Nelson Leal assumir a presidência da Casa pelo PP no biênio 2019-2020; Adolfo Menezes seria o substituto no cargo, pelo PSD, entre 2021 e 2022. O problema começou quando Leal passou a articular a reeleição dele, em descumprimento ao acordo, o que gerou reclamações do PSD.

Sem conseguir levar à frente a reeleição de Leal, o PP não largou o osso e lançou a candidatura de Niltinho para concorrer ao cargo. Com receio de um racha devido ao confronto, Rui entrou em campo para conseguir um nome de consenso entre as siglas, que receberia o apoio de toda a base aliada. Entretanto, as tentativas de acordo ainda não surtiram efeito.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário