Menu

O Prefeito e a ‘Travessia do Rubicão’

J. Britto 6 meses atrás

Esta foi uma semana de bastante movimentação nos bastidores da política municipal, com destaque para a decisão dos aliados do atual prefeito Tiago Dias de lançá-lo, em definitivo, como pré-candidato à reeleição em 2024. E o anúncio foi dado durante evento com expressiva participação de apoiadores e lideranças políticas, o que não deixou qualquer dúvida de que o atual prefeito vai encarar a campanha eleitoral do ano que vem com toda a disposição para renovar o seu mandato por mais quatro anos. E ele é sabedor da grande responsabilidade que tem nas mãos, que é a de ser o candidato que irá representar os governos Lula e Jerônimo nas próximas eleições municipais.

E não haveria oportunidade melhor que a atual para que a pré-candidatura fosse confirmada, aproveitando o momento de superação das principais dificuldades que a gestão vinha enfrentando. Eleito em 2020, ao derrotar forças políticas tradicionais e o poderio econômico que elas representavam – e ainda representam! -, Tiago Dias chegou ao cargo máximo do município renovando a esperança da população em uma administração voltada, de fato, para quem realmente mais precisa das ações de governo e das políticas públicas.

Não há como esconder os problemas enfrentados durante boa parte da atual gestão. Alguns históricos e herdados de más gestões passadas [a exemplo da Saúde], outros em virtude dos problemas financeiros que afetaram o caixa da maioria das prefeituras brasileiras e em Jacobina não foi diferente. É óbvio que os efeitos de uma crise desse nível sempre recaem sobre a figura do governante, seja ele quem for, prefeito, governador e até o presidente da República. E isso reflete negativamente nos níveis de popularidade de quem está governando.

Tiago Dias sentiu na pele esses efeitos, mas enfrentou com determinação as dificuldades, assumindo o ônus político de situações que, muitas vezes, não dependiam apenas da vontade ou da caneta do prefeito. O momento mais crítico, no caso da saúde, foi superado com a ajuda preciosa dos governos estadual e federal. Agora, um pouco mais oxigenada, a administração recomeça a engrenar a olhos vistos, com a melhoria e ampliação dos serviços públicos e o atendimento às demandas mais urgentes em todos os cantos do município.

Tudo isso alivia a pressão que o prefeito vinha sofrendo e ainda lhe dá o fôlego necessário para garantir seu nome como candidato natural à reeleição à Prefeitura de Jacobina pelo grupo governista composto, até o momento, pelo PCdoB, PT, PV, PSD, PSB, Podemos e Avante. E, pelo andar da carruagem, terá em seu palanque o apoio decisivo do governador Jerônimo Rodrigues, do PT.

Quem não está gostando nada dessa movimentação é Mariana Oliveira, que ocupa a presidência do PT na cidade e pleiteia a pré-candidatura a prefeita pelo partido, embora seu nome não seja unanimidade e nem tenha ainda o apoio explícito dos líderes petistas com influência em nível estadual. Pois, sabem essas lideranças que o governador já deu o recado que não admite perder a eleição em Jacobina e por isso todos devem trabalhar para que haja unidade em torno de um nome.

Ao exercitar o justo direito de espernear, em vídeo postado nas redes sociais, Mariana demonstra imaturidade política ao escolher o atual prefeito como principal adversário e partir para o engalfinhamento público. Essa postura, alimenta e beneficia mais a oposição que a ela própria. Fosse mais esperta, a petista seguiria os passos da vice-prefeita Kátia Alves e faria a disputa por dentro, sem dar munição para a oposição de direita que quer, a todo custo, voltar ao controle do município mas não tem ainda um candidato competitivo e apto ao registro na Justiça Eleitoral.

Enquanto Mariana rateia e ajuda a atrapalhar a viabilidade eleitoral do candidato a prefeito do governador, desconhecendo o atual momento histórico de disputa de projetos com a extrema direita [iniciado com a eleição de Lula e Jerônimo e que terá seu desdobramento nas eleições municipais de 2024], o prefeito Tiago Dias resolveu ‘atravessar o Rubicão’, em uma ação calculada e com o objetivo de encorajar sua base, não deixar ninguém se acomodar e superar as adversidades, pois o projeto é de longo prazo.

Tal qual Júlio Cesar quando atravessou com seu exército o rio Rubicão, no ano 40 a.C, o prefeito Tiago Dias sabe que o seu posicionamento pode, outra vez, mudar a história política do município. Como disse o general César naquela ocasião: “Alea Jacta Est!” (A sorte está lançada!).

- Anúncio -
- Anúncio -