Com o objetivo de facilitar o acesso de eleitores e da sociedade em geral ao resultado das Eleições Municipais 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou os aplicativos ‘Resultados’ e ‘Boletim na Mão’. Ferramentas permitirão, de forma rápida e transparente, acompanhar e obter os resultados do pleito.
Com o appResultados, o cidadão, além de acompanhar, poderá – a partir dos votos já apurados – obter os resultados das eleições em sua cidade. Já o Boletim na Mão disponibilizará uma cópia digital dos resultados das seções eleitorais, possibilitando que o eleitor atue como um fiscal das ações durante o pleito.
Para esclarecer possíveis dúvidas sobre as funcionalidades dos apps, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou, no canal oficial do Órgão, vídeo explicativo sobre as ferramentas. Na filmagem, a servidora Silvana Caldas (chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral) informa a praticidade e comodidade que os aplicativos dispõem.
App Resultados
Depois da instalação do app no dispositivo móvel (Google Play ou App Store), basta adicionar a unidade da Federação (UF) e o município sobre o qual quer saber o resultado. Feito isso, o eleitor poderá consultar tudo sobre os candidatos que estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador na cidade selecionada.
Após a totalização, os votos são transformados em arquivos e disponibilizados no aplicativo, onde os interessados poderão buscar os resultados sem a necessidade de intermediários.
Boletim na Mão
Por meio do app, qualquer cidadão poderá obter uma cópia digital dos resultados da seção eleitoral. Após o encerramento da votação, a urna imprime um relatório que contém o total de votos recebidos pelos candidatos e outras informações da seção. Esse relatório é chamado de Boletim de Urna (BU), cujo QRcode que pode ser lido pelo aplicativo Boletim na Mão, que guardará a imagem no próprio dispositivo móvel.
Para realizar a leitura da imagem (QRcode) impressa no Boletim de Urna, não é preciso conexão com a internet. A conexão será exigida apenas no momento de visualizar o primeiro conteúdo do boletim lido. Pelo aplicativo, o cidadão pode obter cópia de quantos boletins queira, bastando que realize a captura do código impresso nos BUs das seções eleitorais.
COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário