A barragem de Pedras Altas, localizada no rio Itapicuru Mirim, município de Capim Grosso, operada pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), apresentou uma recuperação significativa nos últimos três meses, após o período de chuvas, saindo de 33% da sua capacidade, em 22 de março deste ano, para os atuais 99,41%, recebendo nada menos que 23,83 milhões de metros cúbicos de água.

Essa recuperação permitiu que a SIHS autorizasse o aumento da vazão defluente para 150 litros por segundo, que, devido à situação de baixo volume acumulado que se apresentou no primeiro trimestre de 2017, estava reduzida a dez litros por segundo.

Esse importante sistema de abastecimento de água baiano, no território do Sisal, além de atender mais de 240 mil pessoas, com o aumento da vazão, irá beneficiar também as localidades de Alecrim, Abobreira, Aroeira e Salinas, situadas a jusante da barragem.

“A recuperação do volume de Pedras Altas nos permitiu autorizar a Cerb a retornar a operação normal da barragem, aumentando a vazão defluente para o atendimento dos diversos usos existentes a jusante da barragem”, destacou o titular da SIHS, Leonardo Góes.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

*Atuou como Repórter nos jornais O Paraguaçu (Itaberaba/BA), Primeira Página (Jacobina/BA) e Oeste Hoje (LEM/BA). Sites: Camaçari Fatos e Fotos e Nossa Metrópole (Camaçari/BA). Atualmente, edita o portal TRagora e é Repórter do jornal Tribuna Regional.

Deixe Um Comentário