O deputado estadual Marcelino Galo (PT) solicitou ao Governo do Estado e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Jacobina. O local, que abrange cerca de 14 municípios e parte da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, possui lindas cachoeiras e grutas que impulsionam o ecoturismo na região e movimentam a economia.
“A necessidade da criação da APA vem das grandes tensões sociais e econômicas, decorrentes de ações provenientes do agronegócio, em função da disponibilidade de água, como também de investimentos dos projetos eólicos e das empresas de mineração, que precisam de fortes diretrizes apontando a necessidade de compromisso voltado para a conservação do meio ambiente e sustentabilidade para sua instalação. Os conflitos por água também têm aumentado, demostrando a situação de insustentabilidade e necessidade urgente da intervenção do Estado”, disse o deputado autor da indicação.
A criação da APA deve garantir a proteção da parte Alta da Bacia,  protegendo as quatro sub-bacias que cruzam a Serra da Jacobina e todos os mananciais dos principais afluentes da bacia – Itapicuru, Itapicuru Açu, Itapicuru Mirim.
Ascom
COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Desenbahia
BAN-728-X90-PX-mulher