Faleceu hoje na Clínica Santa Bárbara em Jacobina, aos 83 anos de idade,  Lourival Martins de Souza. Professor Lourival, como era carinhosamente chamado, foi um dos mais colaboradores com a educação de jacobina.

Nascido no município de Morro do Chapéu em 07 de fevereiro de 1937, chegou a Jacobina aos 17 anos, para fazer o curso de admissão (curso exigido na época para cursar a 6ª série). Foi aprovado e cursou a 6ª série no Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro, onde concluiu o 2º grau com o curso de Magistério em 1962.

Se formou em Matemática na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1975. Em jacobina foi sapateiro, funcionário estadual no Derba, vice-diretor do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro. Fundou a escola Ana Nery, hoje Colégio Euzébio de Queiroz, que completou 55 anos de existência.

Em 1970 foi eleito vereador e novamente em 1977, quando foi presidente da Câmara. Seu último mandato foi entre 1996 e 2000. Foi também secretário municipal de Educação e chefe de gabinete do então prefeito Carlito Daltro. Em 1985 tornou-se Cidadão Jacobinense, um reconhecimento da Câmara Municipal pelos relevantes serviços prestados à sociedade do município.

Além de ter deixado sua marca na educação de Jacobina, Professor Lourival tinha como grande legado um coração que não se cansava de servir ao próximo.

Religiosamente sua fé era grande. Tinha a oração como momento muito importante de sintonia com DEUS; sempre foi católico praticante. Chegou a ser Imperador da festa do Divino Espírito Santo em 1959, em Morro do Chapéu, e Imperador da mesma festa em Jacobina no ano de 1969.

Casou-se com Maria Oliveira de Souza em 16 de maio de 1959, constituindo sua família com 5 filhos: Lourival Júnior, Sílvio, Simone, Lízia e Luciano. Tinha um genro (João) e uma nora (Denise), além de 6 netos: Thiago, Thaíse, Alexsander, Paulo Vítor, Vicente e Lourival Neto. Essa união durou 60 anos com as bênçãos de DEUS.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Ex-vereador e Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Carlos de Deus é formado em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná. Diretor-presidente do jornal Tribuna Regional e do site TrAgora.

4 Comentários

  1. João Batista Bezerra Guimarães em

    Quero aqui transmitir meus pêsames pelo falecimento do Professor Lourival.
    Fui aluno da Escola Ana Neri, em 1979, e guardo boas recordações do finado professor, quando, reconhecendo meu talento para o estudo, tentou convencer meu pai a não me retirar daquela escola, mas, infelizmente, sem sucesso.
    Desde pequeno, sempre valorizei o conhecimento por si mesmo, e o reconhecimento disso pelo Professor Lourival foi determinante para que eu continuasse a minha jornada de estudos.
    Que Deus console sua família e o ponha em boa morada na vida eterna!

  2. Mercês Guimarães em

    A partida do Professor Lourival foi uma perda irreparável para a educação no município de Jacobina.
    Meus sentimentos para a familia enlutada, e que Deus conforte o coração de todos os familiares e os inúmeros amigos que o admiravam.
    Descanse em paz Professor!

  3. Osmario Ribeiro em

    É lamentável a perda do nosso professor . Fui aluno da escola Ana Nery em 1965/1966. Representou muito para a educação de Jacobina . Que sua alma descanse em paz e sua família tenha o conforto necessário para suportar essa separação .

Deixe Um Comentário