A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizaram nesta sexta-feira (05), em Seabra e Jacobina, reuniões de trabalho com os prefeitos dos municípios atendidos pelas Centrais de Gestão dos Sistemas de Água dos referidos municípios, tendo como objetivo discutir a importância da aprovação das Leis Autorizativas municipais que delegam a prestação de serviço do saneamento para as Centrais.

Com a participação do secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, do secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, e do chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Jonival Lucas, no encontro, foram apresentados os investimentos na implantação dos Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

“Encontros como esses são de extrema importância para sensibilizar os gestores municipais quanto à aprovação das Leis Autorizativas, essa é uma nova configuração na gestão do saneamento rural que organiza o abastecimento de água de maneira auto-sustentável em comunidades no semiárido baiano”, destacou o titular da Sihs, Leonardo Góes.

Por meio do projeto Bahia Produtiva, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car), vinculada à SDR, em parceria com a Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos (Cerb), vinculada à Sihs, estão ampliando e recuperando sistemas de abastecimento e construindo banheiros residenciais em comunidades rurais de 15 municípios baianos, beneficiando mais de 17 mil famílias. A gestão desses sistemas vem sendo realizada por meio de Centrais de Abastecimento, uma ação que envolve a participação direta das associações comunitárias na implementação, administração e operação dos sistemas, o que garante a qualidade e eficiência dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Informações da Secom/BA

COMPARTILHE

Sobre o Autor

*Atuou como Repórter nos jornais O Paraguaçu (Itaberaba/BA), Primeira Página (Jacobina/BA) e Oeste Hoje (LEM/BA). Sites: Camaçari Fatos e Fotos e Nossa Metrópole (Camaçari/BA). Atualmente, edita o portal TRagora e é Repórter do jornal Tribuna Regional.

Deixe Um Comentário