As barragens de Santo Antônio, em Ibiassucê, e , em Monte Santo, estão em estado de alerta, após análise por engenheiros e deputados integrantes da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do estado (AL-BA). Segundo o presidente da comissão, José de Arimatéia (PRB), elas não estavam no registro da Associação Nacional das Águas (ANA).

“A barragem de Santo Antônio pode ser classificada como de estado de alerta (nível), em função de nunca ter passado por uma manutenção”, consta no relatório apresentado pelo parlamentar durante a sessão.

Porém, o documento não apontou um risco iminente de rompimento. “Foi constatado uma linha de infiltração, o que é normal em barramentos, e não há risco iminente pois não se constatou carregamento de material. Contudo, a manutenção das erosões no vertedouro, erosões próximas ao talude (jusante), conserto, superior da parte superior da crista, limpeza da vegetação e manutenção dos acessos, tornam-se necessários”.

A ANA enviou uma nota à comissão lamentando a ausência de um representante do órgão na sessão, e ressaltando a responsabilidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na fiscalização das barragens. As informações são do Bocão News

COMPARTILHE

Sobre o Autor

*Atuou como Repórter nos jornais O Paraguaçu (Itaberaba/BA), Primeira Página (Jacobina/BA) e Oeste Hoje (LEM/BA). Sites: Camaçari Fatos e Fotos e Nossa Metrópole (Camaçari/BA). Atualmente, edita o portal TRagora e é Repórter do jornal Tribuna Regional.

Deixe Um Comentário


Desenbahia
BAN-728-X90-PX-mulher