Menu

Carnaval sem Fome traz à importância da cidadania na festa momesca

TRagora 3 semanas atrás

Com fome não se brinca. Este é o tema da campanha Carnaval Sem Fome 2024. A campanha tem como objetivo principal arrecadar alimentos não perecíveis para doação, além de estimular o exercício da cidadania entre baianos e turistas que curtem a maior festa de rua do mundo. As doações vão até o próximo dia 22 de fevereiro.

Em 2024, a ação comemora o retorno da parceria com a Secretaria Estadual da Assistência e Desenvolvimento Social – Seades, juntamente com as Voluntárias Sociais e os Bombeiros. Comemorando 15 edições trabalhando em prol do bem-estar do próximo, o pontapé para a arrecadação no período momesco acontecerá na praça do Campo Grande, nesta quarta-feira (07), a partir das 14h30, onde a Secretaria irá apresentar as ações que serão desenvolvidas durante o carnaval.

Para realizar as doações de alimentos não perecíveis, as pessoas podem se dirigir ao stand da Seades localizado na praça do Campo Grande, à Igreja Nossa Senhora da Graça, ao Salvador Shopping, até o dia 10 de fevereiro ou ao Shopping Passeo. Ainda aos que preferirem realizar a doação através do Pix, podem encaminhar qualquer valor para a chave [email protected].

O Carnaval sem Fome continuará até o dia 22/02/24, quando começaremos a doar os alimentos para as famílias carentes de nosso estado através da doação arrecadadas.

História da campanha

O Carnaval sem Fome foi criado em 2007, na Bahia, pela Ação da Cidadania Comitê Salvador e inspirada na campanha Natal sem Fome, criada pelo saudoso Betinho o nosso querido Hebert de Souza. Entrando em sua 15° edição, vem cumprindo o seu objetivo de mobilizar Salvador no período do carnaval, formando uma corrente de solidariedade e incentivo aos baianos a exercerem a sua cidadania através da doação de alimentos não perecíveis em todos os grandes shows e ensaios, nos pontos de vendas de camarotes e de abadás dos blocos e em vários postos como supermercados, academias, colégios, faculdades, etc.

Associar o nome da Ação da Cidadania, que vem atuando por mais de 30 anos na luta contra a fome no Brasil, e das suas campanhas, principalmente o Carnaval sem Fome ao Bahia sem Fome e ao Governo da Bahia, é uma parceria que engrandece a ambas instituições e uma garantia que as famílias abaixo da linha de pobreza tenham uma alimentação digna. Isso só demonstra que podemos fazer o Carnaval da Bahia com muita alegria e cidadania.

Os alimentos arrecadados serão distribuídos para famílias em situação de insegurança alimentar do nosso estado, através das instituições atendidas pela Ação da Cidadania, da Seades, do Bahia Sem Fome e das Voluntárias Sociais.

Graças a parcerias, o “Carnaval sem Fome” se tornou um grande sucesso. Consolidamos a campanha arrecadando no período do carnaval de 2007 a 2019, mais de 1.100 toneladas de alimentos não perecíveis que beneficiaram mais de 100.000 famílias e atendendo mais de 500.000 pessoas no estado da Bahia. Reafirmando o nosso objetivo em levar alimentos para milhares de famílias necessitadas da Bahia.

O sucesso conseguido nos dá credibilidade, confiança e motivação para a realização dessa nova edição da campanha, que mobilizará nossa cidade até após o carnaval.

Apoiando a campanha Carnaval sem Fome, nossa população estará se preocupando em exercer sua Cidadania, durante o período do Carnaval; ajudando substancialmente no objetivo da campanha: levar pouco de alimento milhares de famílias necessitadas que passam fome em nosso estado.

 

- Anúncio -
- Anúncio -