Os serviços de atenção primária, ou atenção básica, são responsáveis por acompanhar a população de modo a evitar agravos a saúde e quando necessário encaminhar possíveis enfermos para os serviços de média e alta complexidade.

A prestação de serviços contidos na atenção básica é de extrema relevância quando prestados de forma eficaz podendo impedir o surgimento de quadros mais graves como por exemplo um Infarto, um AVC/AVE que podem surgir mediante um não acompanhamento de casos de Hipertensão arterial já previamente instalado de forma crônica em um usuário dos serviços do SUS.

Por conhecer essa realidade, a Prefeitura de Caém, a partir da Secretaria de Saúde, tem buscado melhorar a cada dia o atendimento à população. Desta forma, procura ofertar serviços que vão além do que é preconizado como obrigatório dentro de uma unidade básica de saúde.

Para atendimento ambulatorial o município conta com profissionais das áreas de obstetrícia, Ginecologia, fisioterapia, odontologia, psiquiatria e psicologia. Quatro unidades básicas de saúde distribuídas entre a sede (USF Necy Novaes e USF Agnaldo Xavier) e as comunidades rurais de Gonçalo e Piabas funcionam com equipes técnicas e profissionais de saúde, inclusive com consultório odontológico. Completa a lista, a Unidade de Saúde do povoado de Bom Jardim, que funciona como um anexo da USF Necy Novaes.

“Mesmo impactado pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura continua trabalhando para proporcionar mais saúde e consequentemente uma vida melhor para nosso povo”, salienta o prefeito Arnaldo de Oliveira.

Covid-19 – O município de Caém foi o primeiro município da sua região e um dos primeiros em toda a Bahia a passar de 60% e vacinados com mais de 18 anos de idade, o que tem contribuído com a redução do número de casos e internações hospitalar. No último boletim epidemiológico do município, divulgado nesta terça-feira (3), consta que dos 527 casos confirmados apenas 2 estão ativos.

Além da intensificação da vacinação, a equipe do ‘Centro de Covid-19’, da Secretaria Municipal de Saúde tem dado o apoio necessário para a população, disponibilizando profissionais de saúde (médico, enfermeira e técnico de enfermagem) para atendimento exclusivo.

Para garantir o retorno seguro às aulas da rede estadual e particular de ensino, a Secretaria de Saúde tem orientado no seguimento dos protocolos e vacinando as equipes da área da Educação acima de 18 anos de idade.

Hospital Municipal – Novos equipamentos serão instalados para tornar a unidade de saúde mais produtiva e humanizada, algumas intervenções estão sendo realizadas, como adequações físicas para o recebimento de novos equipamentos. Brevemente será entregue uma sala de estabilização para atender pacientes com gravidades e aparelhos como cardioversor, eletrocardiógrafo, carros de anestesia e de emergência, bisturi elétrico e desfibriladores. São 28 leitos divididos em alas masculino, feminino, pediatria, obstetrícia e uma área para pacientes com Covid-19.

“O nosso desafio é tornar a área de saúde de Caém como referência, principalmente no que diz respeito ao compromisso da gestão municipal em melhorar cada vez mais o atendimento ao cidadão. Estamos trabalhando para oferecer um serviço público de saúde de qualidade para a população”, disse o secretário Municipal de Saúde, Antônio Carlos de Oliveira Nunes.

Fonte: Notícia Limpa

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário