As crianças das comunidades de Bom Jardim e Monteiro, no município de Caém, estão sem creche há três anos. A creche Mamãe Bebé, que foi inaugurada em 2014, só funcionou até o final de 2016. Segunda mães de família das duas comunidades, ouvidas pelo jornal Tribuna Regional e o site TrAgora, há época mais de trinta crianças passavam o dia na creche.

“Era muito bom, nossos filhos brincavam e se alimentavam bem. Infelizmente, tudo isso acabou” disse uma das moradoras.

Creche Mamãe Bebé funcionou até 2016

Já um pai de família afirmou que nas duas comunidades moram por volta de mil pessoas e que o número de crianças necessitando de creche passa de quarenta. “A gente não pode tá conversando muito moço, pois somos pobres, mas esta creche faz uma falta danada” (sic), disse ele.

Não só o fechamento chamou a atenção de nossa reportagem, mas também o estado de abandono. O prédio ainda tem boas condições de uso, porém está tomado pelo mato, com portão, portas e janelas abertos. O mobiliário (mesas e cadeiras), que já deveria ter sido guardado em um local mais seguro, está em ótimo estado.

Entramos em contato com a Prefeitura Municipal de Caém e a coordenadora de educação infantil, Suzana Miranda, informou que no início de 2017 foi feito um levantamento da necessidade de funcionamento da Mamãe Bebé, porém o número de crianças foi insuficiente. Ainda segundo a coordenadora, em 2018 e 2019, a mesma pesquisa foi realizada e o resultado se repetiu.

“Não tiramos os móveis de lá, pois há intenção da administração de reabrir a creche, basta ter alunos suficientes”, disse ela.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Ex-vereador e Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Carlos de Deus é formado em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná. Diretor-presidente do jornal Tribuna Regional e do site TrAgora.

1 comentário

Deixe Um Comentário


Desenbahia
BAN-728-X90-PX-mulher