Projeto de Formação Continuada de Professores da Rede Pública, voltado para professores e gestores, mescla educação e esporte
No mês passado, 46 professores da Rede Pública da cidade de Jacobina (BA) foram capacitados na metodologia do esporte educacional por meio do Projeto de Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE). Os profissionais participaram da segunda etapa do módulo de qualificação dos professores; a primeira fase da atividade foi realizada em novembro de 2019.
A Yamana Gold, sempre reafirmando seu compromisso com o município de Jacobina, é patrocinadora do projeto, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e com o apoio da Secretaria de Educação do Município de Jacobina. A programação é direcionada a professores e gestores de escolas e busca aprimorar a formação dos profissionais na metodologia do esporte educacional, além de expandir o acesso de crianças e jovens ao esporte. “O objetivo é que os profissionais e alunos de Jacobina percebam que, muito mais que diversão, o esporte é uma forma de aprendizado e conhecimento. Capacitar os professores e gestores no princípio do esporte educacional é uma forma de valorizar a escola, a cidade e a educação”, explica a analista de relacionamento com comunidades da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), Isadora Cerqueira.
“Eu acredito que essa formação do Instituto Esporte Educação foi muito válida, pois vai enriquecer minha prática e dar continuidade na primeira formação. O que me marcou nesse módulo foi saber como o jogo pode ser utilizado como ferramenta pedagógica, entender a diferença entre o jogo e o exercício. Os professores possuem uma didática clara que nos permitiu entender e levar para nosso dia a dia na escola”, afirma o professor de educação física Aislan Santos.
Os encontros foram realizados no Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda. No módulo atual, os professores dispõem do acesso a diversos assuntos, como manifestações do esporte, princípios do esporte educacional e o conceito de alfabetização corporal e esportiva. Já os gestores e coordenadores escolares têm a oportunidade de explorar os conceitos e pilares da Escola Ativa e as ferramentas de diagnóstico das escolas para a formação de uma rede de Escolas Ativas.
COMPARTILHE

Sobre o Autor

Ex-vereador e Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Carlos de Deus é formado em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná. Diretor-presidente do jornal Tribuna Regional e do site TrAgora.

Deixe Um Comentário