Foi realizado hoje, 13 de dezembro pela Defesa Civil e a Jacobina Mineração e Comércio (JMC) um teste com as novas sirenes instaladas pela empresa no município de Jacobina. A instalação das quatro sirenes está em locais seguros e dentro dos 10 km próximos à empresa, conforme determina a portaria 70.389/2017 da Agência Nacional de Mineração.

Os equipamentos testados são conectados diretamente à central de informações da empresa e o disparo foi realizado simultaneamente, atingindo, como esperado, o perímetro dos seguintes bairros e localidades: Canavieiras, Pontilhão de Canavieiras, Pontilhão, Couro Velho, Lagoa Dourada, Cidade do Ouro, Lagoinha, Anadissor e Nazaré. Todas as etapas do teste foram monitoradas através da empresa responsável tecnicamente pela instalação das sirenes, com o intuito de garantir que todos esses locais tenham recebido a frequência sonora mínima prevista na legislação. A instalação das sirenes foram realizadas de forma que os bairros e comunidades que não fazem parte dos 10 km das Zonas de Auto Salvamento não fossem impactados com o som emitido.

Os testes com as sirenes foram realizados de forma preventiva e em nenhuma das barragens há pontos críticos ou condições que denotem alguma anomalia. Para dona Márcia Araújo Alves, moradora do Lagoa Dourada, o teste foi muito importante para as comunidades do entorno. “Estamos tranquilos com o trabalho que está sendo feito pela Yamana, todas as pessoas sabiam que a sirene iria tocar”, completa.

A realização do teste contou com o apoio da SMTT das polícias militar e rodoviária federal, que atuaram na estratégia de bloqueio do trânsito, além da população e funcionários da empresa que participaram ativamente na aplicação de uma Pesquisa de Reação com a população.

“Agradecemos o suporte e a disponibilidade de todos nesta ação de prevenção de emergências realizada na cidade. Esse foi o primeiro de muitos testes que serão realizados com as nossas sirenes. É um processo de melhoria contínua e os retornos que tivemos da população serão fundamentais para aperfeiçoarmos cada vez mais nossos procedimentos. Ficamos muito felizes com o resultado positivo dessa ação que promove a segurança e a defesa da sociedade”, finalizou Edvaldo Amaral, Gerente de Serviços Técnicos da JMC.

Ascom

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Ex-vereador e Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Carlos de Deus é formado em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná. Diretor-presidente do jornal Tribuna Regional e do site TrAgora.

Deixe Um Comentário