Texto por Heidy Carvalho

Um oásis em meio ao Sertão foi o que relacionei o Sistema Mandalla visto das Comunidades de Roduleiro e Demanda no município de Umburanas.
No dia 24 de agosto de 2019 eu, Heidy Carvalho e Crislaine Bahia, Zootecnistas e técnicas de nível superior da instituição IDESA, realizamos uma visita técnica, juntamente com as produtoras da Comunidade de Cabaças e Marreca, ao Sistema Mandalla das comunidades acima citadas. Essa visita foi possível graças a parceria que existe entre a Prefeitura Municipal de Umburanas e o Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semi Árido (IDESA). O Sistema Mandalla visitado possui uma estrutura circular de plantio e visa diversificar a atividade agrícola. Cada seguimento possui uma cultura na qual uma vai ajudando a outra a sobreviver.
A visita teve o objetivo de constatar e entender como funciona todo esse processo citado.
No primeiro sistema Mandalla da comunidade de Roduleiro, contamos com a ajuda da presidente da Associação Viviane, que nos passou todas as informações sobre o funcionamento, os lucros, a associação, as alegrias e também sobre as dificuldades que vem enfrentando por conta da falta de água para o abastecimento e manutenção do sistema.
Percebemos que existe um empenho muito grande da parte das famílias e do secretário de agricultura de Umburanas, Valdeni Ribeiro, em não deixar o sistema acabar.
Hoje a Mandalla funciona com metade da produção que tinha no início por conta das dificuldades e da falta de água, mesmo assim as 18 famílias que sobrevivem desse sistema estão lutando diariamente para não deixar acabar o sonho de melhorar a qualidade de vida das famílias agrícolas.
Seguimos então para o sistema Mandalla da Comunidade de Demanda, onde fomos recepcionadas pelo presidente da Associação Odair e seu companheiro de trabalho Adailton. Nesta Mandalla contamos com a ilustre presença do prefeito Roberto Bruno, o vice Sorlando Batista e dos secretários Valdeni Ribeiro (…). Na oportunidade foi realizada uma reunião em prol da perfuração e do melhoramento da água na comunidade das Cabaças.
Eu, como idealizadora dessa ação, quero agradecer ao prefeito e representantes do município de Umburanas pelas belíssimas palavras que concederam a perfuração do poço para a comunidade. Foi com muita satisfação e alegria que as produtoras de Cabaças receberam essa notícia. Hoje já podemos sonhar mais alto e até mesmo pensar em implantar um sistema Mandalla. Em breve será fundada uma Associação na comunidade para assim podermos avançar juntamente com a prefeitura de Umburanas.
Eu, como a técnica da região, conheço bem as dificuldades enfrentadas por elas e me sinto muito feliz em poder ajudá-las, é gratificante. Quero deixar meus agradecimentos primeiramente a Deus, por colocar pessoas competentes e sábias no nosso caminho, agradecer ao prefeito que se fez presente e pôde atender a demanda da Comunidade, agradecer ao vice pelo apoio e pelas palavras objetivas, agradecer ao secretário (…), agradecer de coração ao meu parceiro e ajudante dessas causas agrícolas, o secretário Valdeni Ribeiro, agradecer também a zootecnista Deise pela ajuda e acompanhamento aos sistemas Mandalla, aos presidentes das associações que foram fundamentais para o entendimento do sistema e agradecer ao amigo e colaborador João Alves pela disponibilidade e ajuda no elo entre prefeitura e IDESA.
Meus sinceros agradecimentos a todos. Espero que nessa parceria novos projetos surjam para os benefícios das comunidades do município, pois assim podemos continuar firmes e fortes à espera de um futuro melhor.
Heidy Carvalho

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Ex-vereador e Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Carlos de Deus é formado em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná. Diretor-presidente do jornal Tribuna Regional e do site TrAgora.

Deixe Um Comentário


Desenbahia
BAN-728-X90-PX-mulher