Nesta terça-feira (11), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitiu uma certidão atualizando e confirmando que o ex-prefeito de Jacobina, Leopoldo Passos, está com os seus direitos políticos suspensos. Na prática, a decisão impede Passos de se candidatar, exercer o voto ou regularizar sua situação eleitoral, consolidando sua exclusão do processo democrático até 2025.
A suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito é consequência de uma condenação por improbidade administrativa, relacionada ao escândalo de corrupção conhecido como “Frangogate”, ocorrido em 1997. Na época, Passos foi acusado de adquirir frangos a preços superfaturados de empresas associadas ao então prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, e a Celso Pitta, ambos posteriormente absolvidos dessas acusações.
Conforme os registros do cadastro eleitoral e a Resolução do TSE nº 21.823/2004, Leopoldo Passos não está em conformidade com a Justiça Eleitoral. A certidão emitida pelo TSE especifica que, enquanto perdurar o impedimento, ele não poderá exercer seus direitos políticos, conforme consta no Cadastro Nacional. A suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito vigora de 04 de abril de 2020 até 04 de abril de 2025.
Entenda mais o caso:
A emissão de certidão que atualiza e confirma a suspensão dos direitos políticos de Leopoldo Passos acontece após um episódio ocorrido em 17 de maio, quando a Comissão Provisória do Avante, em Jacobina, liderada pelo ex-prefeito Rui Macedo, entrou com uma ação para notificar a Justiça Eleitoral sobre a suspensão dos direitos políticos do pré-candidato.
Na ocasião, o juiz da 46ª Zona Eleitoral de Jacobina determinou que a Vara da Fazenda Pública verificasse o cadastramento da condenação por improbidade administrativa e inelegibilidade junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Além disso, a Seção de Direitos Políticos (SEDIP) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) foi encarregada de atualizar o cadastro eleitoral conforme a nova situação de Passos.

Vereadores da base de Valdice perdem a paciência e fazem críticas à gestão em sessão da Câmara
Corrida por apoios ao Senado abre “guerra fria” entre Coronel e cúpula do Avante, partido que sonha com a suplência de Rui
Por que Neto precisa concorrer ao governo no ano que vem, por Raul Monteiro
‘Cadê os 50 milhões de reais dos respiradores?’: ACM Neto aceita convite de Rui Costa e inicia o debate
Com apoio da Jacobina Mineração Pan American Silver, projeto Esporte por um Mundo Melhor promove inclusão social em Jacobina
Rui vai, aos poucos, minando ‘chapa de governadores’ em benefício próprio, por Raul Monteiro*