Na noite de quinta-feira, 27, os vereadores de Jacobina estiveram reunidos em Sessão Ordinária, onde discutiram relevantes assuntos para a população jacobinense.

Na ocasião, foram concedidos Título de Cidadão Jacobinense a professora Marilene Rodrigues De Oliveira, ao gerente do Sebrae Geronilson Ferreira Pereira e Joelson Zacarias Teixeira, gerente da loja Armazém Paraíba/Jacobina.

 

Logo em seguida foi lida a ata da sessão do dia 20 de setembro, explanando os requerimentos analisados naquela sessão, concedido espaço para as falas dos vereadores.

 

O vereador Josevaldo Carmo de Souza (PHS), Prestou agradecimentos a prefeitura de Jacobina pelas obras realizadas no Bairro da Serrinha.

O vereador Jean César Moreira da Silva (PCdoB), apresentou o projeto em parceira com a UNEB-Universidade do Estado da Bahia sobre cotas para índios, negros e quilombolas. O edil também se pronunciou sobre outro projeto, uma ação do município para discutir sobre igualdade racial juntamente com a assistência social.

O vereador Ronivom Martins de Sousa(PT). Informou sobre a vinda de Walter Pinheiro, secretário de educação do estado da Bahia  ao município, para visitar as comunidades de Caatinga do Moura e Paraíso,  sobre a importância da Agricultura Familiar para o Brasil, e  a renovação do Garantia Safra, programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário financiado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, por tempo indeterminado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem.

 

A vereadora Luzinete Lucena (PSC), falou sobre problemas da sinalização do transito no município e a possibilidade de uma audiência pública para tratar do assunto. A vereadora ainda reiterou sobre os problemas na infraestrutura dos colégios geridos pelo estado em Jacobina, bem como sobre a necessidade da implantação de uma UTI adulto no município.

O vereador Pedro Mário Carvalhal Nascimento(PMDB) falou sobre o sistema de regulação de saúde do estado, e dos problemas que este sistema tem causado nos hospitais do município e em Salvador. O edil também criticou o descumprimento do prazo, por parte do estado, para a construção do Mercado do Produtor e construção de escolas estaduais no município.

 

O vereador Martins dos Santos(PT), apresentou  Moção de Aplausos a primeira Igreja Batista de Lages do Batata, em comemoração aos 32 anos de fundação. Apresentou o projeto de lei de criação da Semana da Prevenção a Gravidez na Adolescência e Planejamento Familiar e falou sobre a necessidade de criação de uma creche municipal no povoado do Tombador. A o final, o edil discursou sobre a luta do MST e a importância do movimento para a democracia no Brasil.

 

O vereador Antônio Batista Alves(PPS), salientou as informações sobre os problemas da saúde em Jacobina em contraste da regulação do Estado. Parabenizou os colegas pelas conquistas da casa legislativa e informou sobre a visita do deputado federal Arthur Maia e a conquista de uma emenda parlamentar para o Distrito do Junco.

 

Após importantes discussões, os vereadores votaram as seguintes proposições:

 

  • Veto de lei N° 1592/2018-  Proibição de blitz do IPVA no âmbito do município de Jacobina, do vereador Clodoaldo Moreira Dias. Vetado em unanimidade.
  • Projeto de lei N° 1943/2018-(Paulo Adriano Marais Jatobá – PV). Dispõe sobre a liberação de entrada de animais domésticos em hospitais, para visita a pacientes. Projeto negado.
  • Projeto de lei N° 1844/2018- (Paulo Adriano Marais Jatobá – PV). Sobre a criação do cemitério e do crematório de animais. Aguardando o vereador Jatobá para esclarecimento.
  • Projeto de lei N° 1845/2018- (Vereador Martins dos Santos- PT). criação da semana de prevenção de gravidez na adolescência e planejamento familiar para o município. Aprovado por unanimidade.
  • Moção de Aplauso- (O vereador Martins dos Santos- PT) A Primeira Igreja Batista de Lages pelos seus 32 anos de fundação. Aprovado em unanimidade.
  • Fechamento da Câmara dos vereadores no dia 28 de setembro em respeito a morte de Liberaldina Barbosa da Silva Santos de 83 anos, mãe do diretor da casa de vereadores João Pedro Barbosa.

 

Fonte: TRagora

 

 

 

 

 

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário