O governador Rui Costa (PT) anunciou na manhã desta segunda-feira (14) a liberação do sistema de transporte intermunicipal em 303 cidades do estado (veja lista completa mais abaixo). Outras 114 cidades, sobretudo em municípios do sul, do extremo sul e de parte do sudoeste, continuarão com seus terminais rodoviários fechados.
A medida, que terá validade de 15 dias(até 27 de setembro), será publicada por meio de decreto em edição extra do Diário Oficial do Estado.
Segundo o governador, a flexibilização se dá em razão da queda nas taxas de contágio do novo coronavírus e da ocupação de leitos clínicos e de UTIs nos municípios contemplados.
“Estamos ampliando essa liberação. Havíamos feito essa liberação para cidade [distante]até 100 quilômetros saindo de Salvador. Vamos flexibilizar, mas manter o monitoramento em cada cidade, em cada região, e acompanhando se essa nova flexibilização implicará em eventual aumento de algum número em alguma cidade. Se isso ocorrer, nós retomaremos à condição anterior de proibição”, disse o governador em uma entrevista coletiva virtual.
Passageiros só poderão entrar nos coletivos se estiverem usando máscara de proteção. As empresas, por sua vez, deverão fiscalizar o cumprimento da regra sanitária, além de garantir a higienização dos veículos.
Sobre as restrições ainda em vigor nas cidades do sul e do extremo sul, o governador afirmou que são regiões que ainda concentram forte expansão no avanço da Covid-19. A circulação de transporte interurbano entre as cidades, no entanto, está liberado.
“De todas a regiões do estado, a [cidade]que ainda tem uma resistência mais expressiva é a região sul e, em seguida, a região do extremo sul. Então estamos segurando um pouco ainda [a flexibilização]dessas regiões para aguardar os próximos números”, explicou o governador.
COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário