Menu

PROJETO PROMOVE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DE TEATRO E CINEMA EM JACOBINA

TRagora 6 anos atrás
Anualmente, no dia 05 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em consonância com o calendário de datas comemorativas, tradicionalmente, em todo o país, na semana do dia 05 de junho acontece diversas ações voltadas para a conscientização ambiental, como campanhas, palestras, intervenções artísticas, dentre outras.
Em Jacobina, na semana do meio ambiente destaca-se as atividades do Projeto Conexão Sustentável: Cultura e Sustentabilidade realizado pelo Ministério da Educação.
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto tem produção da Magma Cultura, patrocínio da Yamana Gold e apoio da Prefeitura Municipal de Jacobina. Além de 14 apresentações teatrais, a programação inclui sessões de cinema, palestras e oficinas de reciclagem. Tudo gratuito e aberto ao público.
As ações do projeto acontece numa arena itinerante montada na Praça da Matriz,  com estrutura para receber até 250 pessoas.  No palco, atores e atrizes encenam peças que divertem a plateia, e conscientizam sobre a importância da preservação do meio ambiente. Na plateia, crianças, adolescentes e adultos de olhos vidrados nas figuras que usam música, drama, comédia e arte circense para democratizar o acesso ao teatro e formar novos espectadores. As intervenções acontece entre os dias 05 a 08 de junho.
“A intenção do projeto é democratizar o acesso do público a espetáculos teatrais”, diz Jefferson Bevilacqua, diretor da Magma. “Ao mesmo tempo, levamos uma mensagem de preservação ambiental”, completa. Ele lembra que o Cultura e Sustentabilidade é parte de uma iniciativa mais ampla – o Projeto Conexão Sustentável – desenvolvido para levar cultura a diversos pontos do País.
O público poderá acompanhar o trabalho de duas companhias especialmente selecionadas para o projeto: a Casa do Bispo Atelier, que vai encenar o espetáculo “Era uma vez… Dom Quixote”, e o Circo Fool, com a peça “Circo Reciclado”. Os participantes também poderão acompanhar palestras, assistir sessões de cinema e aprender a transformar “lixo” em produtos como a estrutura de um jardim suspenso.
O presidente do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, Osvaldo Filho, reforça que iniciativas como essa conscientizam e ainda contribuem para ampliar o acesso á cultura e educação. “Além disseminar conteúdos e práticas sustentáveis, o projeto valoriza a cultura e aborda um assunto tão importante como a preservação do meio ambiente de forma lúdica e acessível. Isso nos aproxima da comunidade e contribui para o desenvolvimento local”, destaca.
Confira abaixo a programação:
Com informações da Assesoria de Comunicação Yamana Gold Jacobina
- Anúncio -
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Anúncio -