Após fase preliminar de testes para garantir a qualidade e estabilidade do serviço, nesta quinta-feira (16), as comunidades de Jabuticaba e Itapicuru serão contempladas com implantação da Internet de Fibra Óptica. A iniciativa proposta pela Associação de Jabuticaba em parceria com a empresa Newnet e financiada pela Yamana Gold levará internet de alta velocidade às comunidades de Jabuticaba e Itapicuru, centenas de pessoas serão beneficiadas com a sua implantação.

Para os idealizadores do projeto, Alexsandro Amorim e Almir Júnior, a inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. Na chamada era da informação e do conhecimento, garantir o acesso da população à informática pode ser visto como uma ferramenta tão essencial ao desenvolvimento humano como o acesso à educação, à saúde e aos demais direitos humanos. É importante usar a tecnologia em benefício do cidadão, para que todos tenham acesso às informações e as utilizem em seu próprio crescimento, seja ele pessoal ou profissional.

“A evolução e diversidade de ações, os investimentos dos nossos parceiros e o empenho dos representantes das comunidades, representaram fatores determinantes para o sucesso do Programa Jabu Digital. E não para por aí, em parceria com a Yamana Gold e a Prefeitura de Jacobina, projetos de pavimentação e calçamento estão em andamento nas comunidades, além de implantação de novo sistema de abastecimento de água, que contará com o apoio da Yamana Gold e UNEB de Jacobina. Também estamos buscando a implantação do sistema de telefonia móvel na comunidade de Jabuticaba. Estamos trabalhando para melhorar a vida das pessoas nessas comunidades.” Salientaram.

Para o gerente geral da Yamana Gold, Edvaldo Amaral, essa é uma importante iniciativa para o desenvolvimento das comunidades. Projetos como esse, devem ser apoiados, pois a Inclusão Digital pode ser considerada como um processo facilitador no desenvolvimento e auxílio da promoção da educação, inserção social e desenvolvimento de economias locais. Agora caberá a cada comunidade, mergulhar nessa experiência, direcionar para novos caminhos e vislumbrar novos horizontes.

“Os desafios foram enormes, mas a experiência mostrou que com o devido planejamento, controle e comprometimento da nossa equipe, é possível obter resultados positivos, mesmo em situações adversas. Buscar soluções com criatividade, profissionalismo, inovação e atitude, esse é o nosso diferencial e nosso maior compromisso.” Afirmou Paulo Henrique, diretor da Newnet.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário