Ensino de Ciências: desenvolvendo atividades gamificadas através de plataformas virtuais em tempos de pandemiaEsse é o título do projeto de ensino coordenado pelo professor de física do Campus Jacobina Beliato Campos e aprovado em edital da Proen/IFBA (nº 6/2020).

Com o objetivo de contribuir para o aprendizado dos estudantes, a iniciativa conta com a participação de alunas bolsistas, que, ao longo de três meses, desenvolveram aulas e atividades de ensino dinâmicas, através de plataformas gratuitas e interativas. “A ideia é usar a tecnologia a favor do conhecimento científico, abordando temas como energia, água, universo e transportes, no campo das ciências da natureza. Além de oferecer um arcabouço de conteúdos didáticos, espera-se que tais atividades estimulem os estudantes quanto ao hábito e prazer pela busca do conhecimento”, explica o docente.

Para a bolsista Sabrina Carvalho, estudante do 3º ano de informática, no contexto de pandemia, fez-se necessário buscar novas ferramentas virtuais voltadas para o ensino, a fim de inovar e nos adaptar ao novo normal. “É bastante pertinente que haja auxílio e incentivo do IFBA para os alunos continuarem seguindo o caminho da educação”, comenta. Ao lado da colega de curso Lara Kaline Veloso, as jovens produziram textos de apoio, quiz, caça-palavras, vídeos, bem como o Momento Enem, com dicas e questões direcionadas às provas.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário