Menu

Procissão de São Benedito leva milhares de fiéis às ruas de Jacobina

TRagora 4 semanas atrás

Na tarde desta segunda-feira (20) as ruas do centro antigo da cidade de Jacobina foram tomadas por fiéis de São Benedito, o santo mais querido entre os jacobinenses. A procissão fecha tradicionalmente as comemorações do Divino Espírito Santo no município.

Milhares de fiéis se concentraram em frente a Igreja Matriz de Santo Antônio, e logo após a missa, foi dado início ao cortejo que seguiu em direção à igreja da Missão, passando também pela Igreja da Conceição.

Nas ruas da cidade, o fervor religioso foi sentido por homens, mulheres e crianças, que portando velas e terços, caminhavam com cânticos e orações em devoção ao santo negro.

A Marujada também marcou presença nos festejos, repetindo uma tradição que acontece há mais de 200 anos.  Vestidos como marinheiros de diversas patentes, o movimento dos “marujos” louvou a São Benedito, santo que em sua origem, era devotados pelos negros  às escondidas dos coronéis.

Quem é São Benedito?

É um santo conhecido pela vida de humildade e devoção, venerado por sua intercessão em causas relacionadas à justiça social, igualdade e superação do preconceito racial.

- Anúncio -
- Anúncio -