A prefeitura de Jacobina inaugurou nesta sexta-feira (17), o primeiro Complexo de Saúde Mental do Brasil integrado à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O complexo moderno, idealizado pelo diretor Dr. Cledson Sady, reúne as unidades CAPS, CAPS-AD e um ambulatório de saúde mental.
O projeto inovador é fruto da parceria entre a Prefeitura de Jacobina e a Universidade AGES, por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). Segundo o gerente da Ages de Jacobina, Luís Rocha, tal entrega trará benefícios significativos para a população:
“Somos uma instituição Mais Médicos e essa é a nossa contrapartida para o município, sempre investindo na saúde pública, que vai se tornar também espaço de aprendizado para os nossos alunos”, afirmou.
De acordo a coordenadora do CAPS-AD, Cláudia Lim, a inauguração do complexo marca um passo crucial na história da saúde mental de Jacobina. “Nosso município, que conta com cerca de 8 mil pacientes em acompanhamento, sendo 3,5 mil no serviço de enfrentamento contra o álcool e drogas ilícitas terá acesso a um atendimento ainda mais completo e humanizado”, enfatizou.
Para o prefeito de Jacobina, Tiago Dias, a inauguração do Complexo representa um passo importante para fortalecer as políticas públicas de saúde em Jacobina. “Este é um equipamento moderno, acolhedor e que prestará um serviço de excelência para a nossa população. Para muitos, os dependentes químicos ou pessoas com transtornos persistentes são invisíveis. Para nossa gestão eles são visíveis e merecedores de um sistema de saúde como esse. Infelizmente,tanto o alcoolismo quanto a dependência química, são tristes realidades do Brasil e do mundo. Dessa forma, nossa gestão amplia a qualidade do atendimento aos usuários da Saúde Mental, respeitando os pacientes e suas famílias”, destacou.


Vereadores da base de Valdice perdem a paciência e fazem críticas à gestão em sessão da Câmara
Corrida por apoios ao Senado abre “guerra fria” entre Coronel e cúpula do Avante, partido que sonha com a suplência de Rui
Por que Neto precisa concorrer ao governo no ano que vem, por Raul Monteiro
‘Cadê os 50 milhões de reais dos respiradores?’: ACM Neto aceita convite de Rui Costa e inicia o debate
Com apoio da Jacobina Mineração Pan American Silver, projeto Esporte por um Mundo Melhor promove inclusão social em Jacobina
Rui vai, aos poucos, minando ‘chapa de governadores’ em benefício próprio, por Raul Monteiro*