A Secretaria Municipal da Saúde fez a entrega, nesta segunda-feira, 03, do Centro de atendimento Covid-19, Tipo 2, no bairro da Caeira, anexo à Semusa. A mais nova unidade segue as exigências da portaria 1.445 de 29 de maio de 2020, que institui os Centros de Atendimento para enfrentamento à Covid-19, em caráter excepcional e temporário, considerando o cenário emergencial de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus.
O principal objetivo dessa unidade é identificar precocemente os casos suspeitos de covid-19, realizar atendimento aos casos positivos e apoiar as unidades de saúde da família, compartilhando cuidado das pessoas assistidas pelas equipes, prestando assistência àquelas que apresentarem síndrome gripal.
Para a diretora da Atenção Básica, Lígia Miranda, o Centro de Atendimento disponibilizará para a população de Jacobina uma equipe contendo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “O atendimento ao público será de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e o paciente será recebido em uma tenda de acolhimento e em seguida encaminhado para um médico, o qual irá avaliar se haverá ou não a necessidade da testagem rápida (ou do RT-PCR), internamento ou isolamento residencial” contou a enfermeira, acrescentando que essa unidade contribuirá também para a redução do fluxo de pacientes em hospitais, UPA e PSFs.
Por sua vez, a secretária da Saúde Adelzina Paiva destaca que o fluxo de demanda mais grave será direcionado ao Hospital Regional, sendo o outro seguimento de suporte covid para média e alta complexidade. “O novo centro também será utilizado por pacientes que se encontram em isolamento residencial, para monitoramento da saúde e dar suporte aos PSFs no processo de alta” contou acrescentando que uma ambulância ficará à disposição do novo centro, para conduzir ao HRVG pacientes que necessitem de internamento.
O prefeito Luciano da Locar parabenizou a equipe da Saúde pelo enfrentamento da Covid-19 e pela busca por ações que contribuem por uma melhor assistência à população neste momento de pandemia. “Estamos construindo uma das maiores estruturas em Saúde do interior da Bahia, e aliado a isso, temos a dedicação da equipe de Adelzina, que tem se entregado totalmente ao combate do Coronavírus. Jacobina tem cumprido bem o seu papel na pandemia e nós estamos trabalhando para que a cidade saia ainda maior dessa crise mundial” disse o gestor municipal, acrescentando ainda que nos próximos dias fará a entrega dos leitos de UTI do Hospital Regional e de um tomógrafo.
Fonte: Ascom
COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário