Em decreto divulgado no final da tarde desta sexta-feira, a Prefeitura de Jacobina anunciou a reabertura do comércio a partir deste sábado (30).

Pela nova determinação, os estabelecimentos comerciais em geral, além de todos os setores que desenvolvem atividade econômica, deverão tomar uma série de medidas de segurança, que visam evitar a disseminação do coronavírus, para poderem retomar suas atividades. Dentre as exigências estão: uso obrigatório de máscara nas dependências do estabelecimento, inserir nas suas dependências de forma visível e ostensiva informativos acerca da obrigatoriedade do uso de máscara no recinto, fomentar e dar preferência à forma de atendimento a distância.

Além disso, os estabelecimentos comerciais deverão limitar o atendimento em suas dependências, de forma a preservar a distância mínima de 2 metros entre cada cliente e/ou funcionário, e adotar controle de acesso dos clientes, constando em formulário nome, endereço, telefone, dia e hora do atendimento, podendo a Secretaria Municipal de Saúde exigir sua apresentação a qualquer momento para fins de controle de contactantes dos infectados.

Atividades religiosas, como missas, cultos, sessões espíritas e encontros religiosos de matriz africana e velórios também poderão ocorrer , desde que não excedam 50 participantes e que se resguarde a distância de 2 metros entre os frequentadores, sendo obrigatório o uso de máscara e o fornecimento de materiais de higienização.

Academias de ginástica também terão que seguir medidas específicas de segurança para poderem reabrir.

Segundo a prefeitura, as medidas previstas no decreto serão avaliadas permanentemente pela Administração Pública Municipal, que poderá adotar providências adicionais necessárias ao enfrentamento da Covid-19.

As atividades de classe, como escolas da rede municipal, unidades de atendimento de recreação e escolas particulares licenciadas pelo município, não poderão reabrir.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário