Com pleno funcionamento da usina de compostagem, a meta é reduzir 2,5% do que é gerado na empresa

A JMC Yamana Gold desde o ano passado, por meio do projeto da usina de compostagem, vem reciclando 100% dos resíduos orgânicos gerados pela empresa. Idealizado pelo Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, em parceria com a cooperativa Recicla Jacobina, a usina permite destinar com eficiência, qualidade e responsabilidade ambiental, aproximadamente oito toneladas de resíduos orgânicos por mês. Para 2021, a meta é reduzir 2,5% do total que é gerado por mês.

“Estamos trabalhando com campanhas de conscientização para que nossos funcionários separem corretamente os restos de alimentos que são consumidos no refeitório. Desde o início do projeto já enviamos para a usina cerca de 47 toneladas de resíduos. Importante também lembrar que com a criação desse equipamento geramos emprego para a população jacobinense”, afirma Edvaldo Amaral, Gerente Geral da JMC.

Além da destinação correta a todo resíduo orgânico da empresa, os cooperados produzem adubo que pode ser comercializado, gerando mais renda para suas famílias. “A aceitação dos funcionários da JMC para o “Resíduo Zero” tem sido positiva e continuar contribuindo para o descarte correto dos orgânicos poderá facilitar com o objetivo do projeto”, complementa Edvaldo.

 A parceria com a Recicla Jacobina já faz há alguns anos quando, em 2017, por meio do Seminário de Parcerias, a cooperativa foi uma das beneficiadas com a doação de carrinhos de coleta e a montagem de bancadas para triagem dos resíduos sólidos recolhidos. Os equipamentos puderam trazer mais segurança ao trabalho dos catadores, além de contribuir para a proteção do planeta.

 

Sobre a Yamana Gold

A Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. No Brasil, a Yamana possui uma unidade, a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa.

Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental

 Criado em 2012 pela Yamana, o Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental tem como objetivo principal promover o desenvolvimento nas regiões onde atua por meio de iniciativas educacionais, sociais, ambientais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento local por meio de ações, projetos e programas específicos, respeitando a diversidade cultural e características locais.

O Instituto Yamana é o responsável pela gestão e desenvolvimento dos programas de responsabilidade socioambiental da companhia e o faz por meio de parcerias com instituições para estimular pesquisas, incentivando ainda o conceito de voluntariado, a ética, cidadania e a democracia.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário