A Unidade Básica de Saúde foi construída através dos repasses do Copaes, feitos à prefeitura pela Faculdade AGES de Medicina e que já ultrapassam R$ 3 milhões em obras e equipamentos
A comunidade de Pau Ferro, em Jacobina/BA, conta agora com a Unidade de Saúde João Rubens Santana da Silva, inaugurada nesta segunda-feira. A unidade foi construída pela Faculdade AGES de Medicina e entregue ao município como parte dos repasses feitos através do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). A UBS vai atender a comunidade e localidades próximas e se trata de uma antiga demanda dos moradores por melhorias no atendimento de saúde na região. Nos próximos meses, os alunos da faculdade de medicina irão atuar na unidade de Pau Ferro.
“Nosso compromisso no Pau Ferro e comunidades adjacentes vai além da entrega dessa unidade de saúde. A partir de hoje, nos comprometemos a dar toda a assistência a essa população por meio das nossas atividades e prática educativas. Então, assim que for seguro diante da pandemia, a população passa a receber nossos professores, preceptores e estudantes, que irão realizar atendimentos em parceria com a atenção básica do município”, detalha Elaine Rodrigues Ferreira Lima, diretora de Campus da Faculdade AGES de Medicina.
A secretária municipal de Saúde, Adelzina Paiva, aponta que a unidade de saúde irá promover o acolhimento e a assistência programada com a equipe de Estratégia da Saúde da Família do município.
“Ela atenderá a comunidade, como também, povoados circunvizinhos a região, sendo, como o Povoado do Soropó,  Velame de baixo, Velame de cima, Araújo,  Matão, Barriguda e Lagoa do Peixe”, explica a secretária.
O total de recursos já destinados pela AGES para o município através do Coapes ultrapassa R$ 3 milhões em obras e equipamentos de saúde. Em setembro, ocorreu a entrega de cinco respiradores à Secretaria Municipal de Saúde de Jacobina, equipamentos importantes no atual cenário de pandemia de Covid-19, pois são fundamentais para o tratamento dos casos graves da doença.
Além disso, já foram repassados condicionadores de ar Split para equipar hospitais do município, autoclaves hospitalares, desfibriladores, camas hospitalares, mesas cirúrgicas e lavadoras hospitalares para desinfecção de instrumentos cirúrgicos.
A AGES também vem realizando outras obras em Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família de Jacobina. Serão entregues ao município as obras das unidades de Catuaba, Novo Amanhecer, Félix Tomaz, Junco, e de Novo Paraíso.
O contrato do Coapes que prevê o repasse de 5% da receita da faculdade e foi assinado em 2017. Nele está previsto a oferta da rede municipal de saúde como campo de prática para estudantes de graduação ou residência, com o objetivo de qualificar a inserção do estudante na rede e a integração ensino e serviço.
Fonte: Jacobina24Horas
COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário