Menu

Morre a fundadora da Banda Marcial do Colégio Municipal de Lages do Batata

TRagora 6 anos atrás

Professora Zezé Ribeiro, uma mulher guerreira e com espírito empreendedor

Na última quarta-feira (26/09), faleceu em Salvador, onde se encontrava hospitalizada, a professora Maria José Ribeiro, 61 anos idade, mais conhecida como “Professora Zezé”, fundadora da Banda Marcial do Colégio José Prado Alves no distrito de Lages do Batata, interior do município de Jacobina.

O corpo da professora Zezé foi sepultado nesta quinta-feira (27/09) na cidade de Barreira, no oeste baiano, para onde família se mudou há alguns anos.

Em 1988, pela primeira vez, a Banda Marcial de Lages do Batata desfilou no 7 de Setembro em Jacobina

Além de educadora da Rede Municipal de Jacobina, a professora Zezé também mantinha uma “banca” de reforço escolar, que funcionava na esquina entre a Praça Rinaldo Magalhães e a Avenida Morro do Chapéu, em Lages do Batata, e por onde passaram centenas de crianças, que se transforam em grandes profissionais, atuando hoje em diversas áreas da economia, espalhados em todo o território nacional.

Banda Marcial do Colégio José Prado Alves desfila no 7 de Setembro em Lages do Batata no ano de 1989

Em 1986, com a possibilidade da Banda Marcial da Escola Paroquial não “puxar” os alunos das escolas municipais no desfile de 7 de Setembro daquele ano, a professora Zezé, com seu espírito empreendedor, arregaçou as mangas e resolveu criar a própria banda do município. Com apenas de três instrumentos musicais, um bumbo, uma caixa de repique e um par de pratos, e três aprendizes, formado pelos seus dois filhos Rosicláudio e Rosinalvo, além do aluno João Batista Ferreira, foi dado o ponto pé inicial para a criação da Banda Marcial do Colégio Municipal José Prado, que ao longo dos seus 32 anos de história se transformou em referência nos desfiles cívicos do interior da Bahia.

Em nota enviada ao JAC 24 Horas, o prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro (DEM) lamentou a morte da educadora. “A educação jacobinense e baiana perde uma mulher que foi uma liderança destacada no distrito de Lages do Batata,  e que através de suas ações deixou para as futuras gerações o fruto do um belo trabalho”, conclui  prefeito.

 

Fonte: Jacobina 24 Horas

- Anúncio -
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Anúncio -