O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou nesta segunda-feira (2) duas portarias para reforçar o enfrentamento à violência e ao crescimento de organizações criminosas no Rio de Janeiro e na Bahia.
As duas regiões enfrentam uma escalada de mortes violentas nas últimas semanas, incluindo o aumento das mortes em confrontos com a polícia.
Para a Bahia, a portaria prevê R$ 20 milhões em recursos federais adicionais do Fundo de Segurança Pública (FNSP) a serem investidos na segurança pública do estado.
Segundo Dino, o dinheiro poderá ser aplicado na manutenção, compra de viaturas, equipamentos de inteligência e armas não letais.
Em setembro, foram 68 mortes na Bahia em confrontos com a polícia – incluindo quatro homens em Santo Amaro, no Recôncavo, na última sexta (29).
Ao todo, R$ 168 milhões em recursos da União já foram repassados ao governo baiano, para reforçar ações em segurança pública. A pasta também destinou mais 109 policiais federais e rodoviários federais ao estado, além de 5 blindados e 1 helicóptero.
Em coletiva à imprensa, Flávio Dino afirmou que “não há limite” para os repasses de recursos à Bahia. Segundo ele, tudo dependerá da pactuação com o governo estadual. As informações são da GloboNews.

Corrida por apoios ao Senado abre “guerra fria” entre Coronel e cúpula do Avante, partido que sonha com a suplência de Rui
Messias se consolidou como principal referência jurídica no governo Lula com vácuo deixado por Dino
Por que Neto precisa concorrer ao governo no ano que vem, por Raul Monteiro
Por “castigo”, Lula exonera apadrinhado de Arthur Maia do comando de superintendência da Codevasf
Deputado Dal é alvo da PF em desdobramento da Operação Overclean
Lewandowski diz que a decisão sobre o substituto de Barroso deve ser ‘rápida, mas ponderada’