O Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental, por meio da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), realiza, ao longo de sua programação anual, atividades que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das comunidades vizinhas ao empreendimento. Em 2017, a empresa implantou o Centro de Educação e Cultura do Itapicuru (CECI), um espaço amplo para a realização de atividades socioculturais, além de uma sala de informática para uso das comunidades de Itapicuru e Jaboticaba. Ao longo desses dois anos, mais de 11 mil atendimentos foram realizados.
A sala de informática é um espaço de interação digital que os moradores utilizam para a realização e impressão de trabalhos escolares, xerox de documentos, consultas e acesso à internet de modo geral. Durante as férias, foi iniciado um Curso de Digitação com a participação de 14 pessoas, o que vai auxiliar no desenvolvimento desse público.
A parceria comunidade e empresa é essencial para o desenvolvimento local. “Meu filho não tinha como fazer os trabalhos da escola, porque na nossa casa não tem computador; ele fica feliz por conseguir entregar suas atividades na escola e eu me sinto realizada por ele ter essa oportunidade”, declara Maria José Souza Vilela.
Além das aulas de digitação, ocorrem três vezes na semana as Aulas de Atividade Física com 23 mulheres da comunidade, mesclando com exercícios aeróbicos, ginástica localizada e dança. O projeto começou em 2018 com toda uma programação de avaliação física, realização de exames médicos e acompanhamento nutricional.
Para as moradoras Eliene de A. Neves e Manuela R. de Almeida, o projeto foi fundamental para melhorar a saúde. “Eu estava bem acima do peso, sentindo dores no corpo e problemas de circulação; estou feliz e mais disposta por continuar a me exercitar e sigo obtendo bons resultados”, afirma Eliene.
Ações como essas contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da comunidade de entorno. “Esse é um dos compromissos da Yamana Gold em Jacobina”, avalia o Gerente de Serviços Técnicos, Edvaldo Amaral.
Elisangela Lopes Braga
Analista de Comunicação, Comunidades e Comunicação.
COMPARTILHE

Sobre o Autor

Ex-vereador e Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Carlos de Deus é formado em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná. Diretor-presidente do jornal Tribuna Regional e do site TrAgora.

Deixe Um Comentário


Desenbahia
BAN-728-X90-PX-mulher