Menu

JMC investe em programa de reforço escolar para crianças e adolescentes das comunidades de Itapicuru e Jaboticaba

TRagora 1 mês atrás

Estudantes das comunidades de Itapicuru e Jaboticaba estão recebendo uma força extra para ficarem feras nas letras e números. Eles fazem parte do projeto ‘Desvendando o Português e a Matemática com Arte Educação’, uma iniciativa promovida pela Jacobina Mineração Pan American Silver. Até o final do ano, 39 alunos com idades entre cinco e quinze anos terão cerca de 400 horas de aulas e oficinas, atividades que serão realizadas duas vezes por semana, no contraturno escolar.

As mães dos alunos reforçam a importância do projeto para o aprendizado e socialização dos pequenos e pequenas. Além das aulas de português e matemática, que acontecem no Centro de Educação e Cultura do Itapicuru (CECI), os alunos também participam de atividades lúdicas. No Dia das Mães, os alunos produziram vídeo em homenagem às mães. Na Páscoa, todos ganharam ovos de páscoa.

No último dia 13, os alunos participaram de uma ação de São João no Centro de Educação e Cultura do Itapicuru (CECI). O objetivo da ação foi fortalecer as comemorações e os festejos populares do Nordeste e da Bahia. Além de brincadeiras e danças típicas, os participantes também celebraram com ofertas das comidas típicas, proporcionando ao público a vivência da valorização da tradição histórica local assim como a integração com as comunidades onde vivem.

“As aulas têm ajudado muito no desenvolvimento dela. A professora da escola já nos relatou que ela diz que está indo para o reforço para ficar mais inteligente’, conta, aos risos, Francielle da Silva Ribeiro, mãe de Aylla Beatriz, da comunidade de Jabuticaba.

Para Luciene Santos de Souza, mãe de Geovana e Luan, também da comunidade de Jabuticaba, o projeto é importante porque garante uma atenção especial para a educação das crianças. “A minha correria é grande. O projeto de reforço escolar ajuda com que eles possam aprender cada vez mais”, explica.

“Essa é mais uma iniciativa da Jacobina Mineração para o desenvolvimento educacional das futuras gerações, alinhada ao nosso compromisso com as comunidades do entorno de nossas operações. É uma ação inclusiva e acreditamos que associar o reforço escolar à arte é uma poderosa forma de atrair os estudantes”, avalia o Gerente Geral da JMC, Edvaldo Amaral.

Além das aulas, o projeto também entregou aos estudantes um kit com camisa, copo e caderno personalizados. O projeto foi uma demanda apontada pela JMC devido ao alto índice de crianças e jovens com dificuldade de aprendizagem, distorção idade-série e dificuldade de leitura, escrita e matemática.

“Estou muito feliz com o início do projeto. Houve uma aceitação muito boa por parte dos alunos e pais. A expectativa é de, para além das tarefas escolares, realizar práticas e exercícios para fortalecer as habilidades e competências de alunos e alunas no que se refere às áreas de Português e Matemática”, explica Inaiara Lima de Souza Nunes, coordenadora pedagógica da Harmonize, empresa contratada para executar o projeto.

Sobre a Jacobina Mineração

A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. Atualmente faz parte do grupo Pan American Silver e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego, de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.

- Anúncio -
- Anúncio -