Menu

JMC demonstra segurança de barragem em participação no I Seminário de Barragens da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru

TRagora 4 semanas atrás

Representantes da Jacobina Mineração Pan American Silver participaram, durante dois dias, do I Seminário de Barragens da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, que aconteceu nos dias 16 e 17 de maio, no município de Queimadas, na Bahia. O encontro, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Itapicuru, da Unidade Regional do Piemonte da Diamantina do INEMA, contou com a participação da JMC para falar sobre barragens de rejeitos.

Com o tema “A bacia do Itapicuru e suas barragens de abastecimento e rejeitos: onde estão, quem cuida e quais os projetos e problemas?”, o evento reuniu gestores públicos, especialistas, trabalhadores do setor de mineração e representantes da sociedade civil. Representantes da Jacobina Mineração Pan American Silver falaram sobre a barragem de rejeito da empresa, explicando as operações e controles de segurança e monitoramento.

“Foi um encontro importante, que reuniu diversos atores envolvidos na Bacia do Rio Itapicuru, com debates e discussões fundamentais para garantir a proteção da bacia. A JMC mostrou o seu compromisso e procedimentos com a segurança da operação e das pessoas, além dos processos que realizamos para garantir essa segurança”, explicou o Gerente Geral da JMC, Edvaldo Amaral.

A Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, situada no nordeste da Bahia, ocupa uma área de 38.664 km², equivalente a 6,6% do território do estado. A economia da região é dominada pela agricultura de subsistência, pecuária tradicional e mineração.

Segurança

No último mês de abril, a operação da JMC em Jacobina recebeu visita de representantes da Agência Nacional de Mineração, que ressaltaram a qualidade do trabalho desenvolvido pela empresa, atendendo às Normas Regulamentadoras de Mineração.

Além disso, a JMC também realizou neste mês, mais uma série de encontros para promover os Seminários Orientativos, com o objetivo de dialogar e apresentar às comunidades como a empresa gerencia os processos de segurança da barragem.

- Anúncio -
- Anúncio -