Jacobina receberá 1,4 milhão destinados à implantação de 10 novas equipes multidisciplinares para atuação na Atenção Primária à Saúde (ATS). Os recursos são oriundos do Ministério da Saúde e serão aplicados de forma imediata, fruto da articulação da Secretaria da Saúde do município. Para 2024, estão previstos mais 2,4 milhões em investimentos com o mesmo objetivo, ampliar as equipes e a capacidade da assistência à população.
Os profissionais contratados irão trabalhar em Unidades de Saúde da Família (USF), portas de entrada para acesso aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Portaria de nº 425, que trata dos repasses para Jacobina, foi divulgada na última quarta-feira (05). O Secretário da Saúde, Gilson Lima, comemorou a conquista. “O Ministério da Saúde atendeu integralmente ao nosso pedido, após envio dos dados referentes aos usuários cadastrados por PSF em Jacobina. Aqui, a média de usuários por PSF é de quatro mil cadastrados, mas tem PSF com 7 mil cadastrados, números que demonstram a alta demanda e a necessidade de ampliarmos os serviços no âmbito da Atenção Primária”, assinalou.
O secretário esclareceu que os repasses serão aplicados, exclusivamente, para a formação das equipes e que o município irá viabilizar as estruturas para receber estes trabalhadores, com a previsão de instalar novas unidades. Gilson Lima pontuou ainda que esta ação será importante para dar mais celeridades aos atendimentos prestados em serviços já existentes. “Este recurso vai ajudar a criar equipes de trabalho e a desafogar unidades de saúde como a da Matriz, que é superlotada. A ideia é abrir um PSF no Bairro Mundo Novo, e vamos estudar a viabilidade de instalar novas estruturas em outras localidades também”.
A chegada dos recursos, segundo o secretário, fortalece a estratégia de qualificação do atendimento prestado à população e assinala o empenho da pasta em buscar soluções para a Saúde do município. “Estamos empenhados, trabalhando de maneira consciente e responsável para melhorar a Saúde do nosso município, e é animador quando resultados como esses começam a aparecer”, concluiu.


Vereadores da base de Valdice perdem a paciência e fazem críticas à gestão em sessão da Câmara
Corrida por apoios ao Senado abre “guerra fria” entre Coronel e cúpula do Avante, partido que sonha com a suplência de Rui
Por que Neto precisa concorrer ao governo no ano que vem, por Raul Monteiro
‘Cadê os 50 milhões de reais dos respiradores?’: ACM Neto aceita convite de Rui Costa e inicia o debate
Com apoio da Jacobina Mineração Pan American Silver, projeto Esporte por um Mundo Melhor promove inclusão social em Jacobina
Rui vai, aos poucos, minando ‘chapa de governadores’ em benefício próprio, por Raul Monteiro*