Nesta semana a Jacobina Mineração e Comércio (JMC) concluiu sua programação de adesão ao Maio Amarelo, promovendo uma ação interna de Diálogo Diário de Segurança (DDS). Na atividade foram utilizados veículos envolvidos em acidentes, cedidos pela Polícia Rodoviária Estadual. O objetivo foi alertar aos colaboradores sobre os perigos que estão por trás das escolhas que contrariam as regras em nome de ganhar poucos segundos até o destino final. “A intenção da campanha não é aplicar uma ação punitiva, e sim orientar os colaboradores para elevar o nível de responsabilidade com o trânsito. Dessa forma contribuímos com uma atuação segura dentro e fora da empresa”, observa Adriano José Francisco, coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da JMC.

Todos os anos a empresa faz parte do movimento mundial em prol do trânsito seguro, humano e responsável. Em 2019, ao longo do mês foram realizadas blitz educativas internas que contemplaram, além da conscientização, aferição de pressão arterial de motoristas e operadores, teste de alcoolemia, verificação do estado físico dos veículos abordados (próprios e de terceiros).

Também foi realizada blitz externa à empresa com panfletagem, exposição de cartazes com imagens de acidentes, mantendo o objetivo de conscientização. Foram afixados balões sobre as placas de velocidade e ultrapassagem proibida, monitorado o tráfego por meio de radar e imagens com drone. Motos e carros de funcionários próprios e de terceiros que se deslocavam na via foram abordados. Os condutores foram orientados quanto à direção defensiva, uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade da via, entre outros.

Maio Amarelo no Brasil

O maio amarelo é mês dedicado à conscientização e prevenção às mortes causadas pelos acidentes de trânsito. A campanha tem caráter universal, ocorre em todo o mundo, e recebe o endosso de governos e o apoio de empresas e grupos da sociedade civil organizada.

O mote oficial abarcado pelo Brasil em 2019 foi “No trânsito, o sentido é a vida” e, por intermédio das crianças, sob a assinatura #meouça. A proposta da hashtag é que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.

A assinatura da iniciativa é do Observatório Nacional de Segurança Viária e a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que têm o apoio oficial do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).

Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Sobre a JMC

A Jacobina Mineração e Comércio é uma unidade da Yamana Gold, uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa. Informações da Assessoria de Imprensa JMC/Yamana

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário