Como parte dos valores de negócio da JMC Yamana Gold, a empresa tem desenvolvido uma série de ações voltadas à inclusão de profissionais com algum tipo de deficiência ou necessidade especial.  Hoje são 71 funcionários nessas condições e, para eles, foi desenvolvido o Projeto “Desafios PCDs”, que tem como um dos objetivos principais a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo, produtivo e realizador.
Palestras de inclusão social, saúde financeira e mental, oficina de informática e de gramática são oferecidas por meio do projeto. “Estamos buscando sempre desenvolver os funcionários estimulando o crescimento profissional. Também realizamos ações que contribuam para o equilíbrio entre a vida laboral e pessoal, promovendo aperfeiçoamento técnico e de relacionamento humano”, comenta Cristiane Sampaio, analista de Recursos Humanos da JMC.
Com a pandemia do novo Coronavírus, a JMC teve que adotar uma série de medidas preventivas para garantir a proteção dos empregados e também assegurar a continuidade operacional da empresa.   Uma das medidas envolve diretamente os PCDs. A empresa adequou as máscaras de tecido colocando transparência na região da boca, o que facilita a comunicação por meio da leitura labial. “Desta forma, além de permitir uma melhor compreensão e inclusão, garantimos a proteção contra o vírus”, lembra Cristiane.
Além das máscaras com transparência, a JMC realizou uma parceria com uma escola de idiomas e está oferecendo um treinamento online de Libras para aqueles que atuam de forma direta e indireta com os deficientes auditivos que trabalham na empresa, seguindo a busca de boas práticas e soluções para auxiliar os PCDs e desenvolver seu potencial dentro da organização. “Nossas aulas de Libras são um momento único, agradável, principalmente pela oportunidade de conhecer as dificuldades que enfrentam nossos colegas com limitação auditiva no seu dia-a-dia”, comemora Charles de Morais, Coordenador de Infraestrutura – Mina Manutenção. Ações como essas permitem que as pessoas com deficiência se sintam pertencentes ao ambiente ao qual estão inseridos.

Funcionários com máscaras adaptadas para leitura labial

 

Yamana Gold

A Yamana Gold é uma empresa global de mineração, que emprega mais de 7 mil pessoas nas Américas. A companhia trabalha de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro do mundo em valor e respeitando o meio ambiente e as comunidades onde está inserida. No Brasil, a Yamana possui uma unidade, a Jacobina Mineração e Comércio, localizada na Bahia. A abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental da atuação da empresa.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário