Menu

Inaugurado o novo Ponto de Inclusão Digital da Justiça Federal em Jacobina

TRagora 3 meses atrás

Na tarde dessa sexta-feira (22), Jacobina celebrou um marco significativo com a inauguração do aguardado Ponto de Inclusão Digital (PID) da Justiça Federal, localizado na Rua da Conceição, no Centro da cidade. Com essa iniciativa, a população de Jacobina e região, formada por mais de 300 mil habitantes, incluindo cidades vizinhas como Mirangaba, Capim Grosso, Saúde, Caém e Umburanas, terão acesso facilitado aos serviços judiciais essenciais, incluindo perícias, audiências e atermações.

A iniciativa tem como objetivo efetivar o direito constitucional de acesso à Justiça, reduzindo ou eliminando as despesas com deslocamento da população local até a sede da subseção judiciária, que fica em Campo Formoso, a cerca de 108 km de Jacobina.

“Este é o espaço para realizar audiências, perícias médicas, buscar informação sobre o andamento processual. Teremos uma equipe treinada, pronta para prestar esse serviço. É o modo da Justiça Federal de aproximar os cidadãos, sobretudo, os que mais necessitam”, afirmou Roseli de Queiroz, Juíza Federal, Diretora da Subseção Judiciária de Campo Formoso.

O prefeito, Tiago Dias, expressou sua satisfação com a concretização desse projeto que promete ampliar o acesso à justiça na comunidade.

“É um momento de grande importância para nossa cidade. A chegada deste posto de atendimento da Justiça Federal representa um avanço em termos de acesso à justiça para nossos cidadãos”, afirmou.

Para o juiz federal substituto responsável pela unidade, Pedro Vinícius Moraes Carneiro, além de efetivação a prestação jurisdicional, a instalação favorecerá a população “de Jacobina e região circunvizinha, principalmente, aqueles que apresentam menor vulnerabilidade social e econômica”.

O coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef) e desembargador do Tribunal Regional Federal, Carlos Augusto Pires Brandão, cuja política foi fundamental para viabilizar esse projeto, também fez questão de enfatizar a relevância desse novo serviço.

“A inauguração deste posto de atendimento é fruto de um esforço conjunto entre a Justiça Federal e as autoridades municipais. Infelizmente. O Brasil oficial ainda está longe do Brasil real, mas estamos comprometidos em tornar a justiça mais acessível e ágil para todos os cidadãos, e esta é uma etapa importante nesse caminho”, frisou.

Jacobina avança na prestação de serviços públicos de qualidade com a chegada do PID e a gestão do prefeito Tiago Dias firma uma importante parceria com a Justiça Federal para custear o material de expediente e ceder os servidores que irão trabalhar no Posto. Estão previstas realização de audiências, atermações e perícias médicas.

Estiveram presentes ao ato de inauguração o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, a juíza federal Roseli de Queiros Batista Ribeiro, e os juízes federais Pedro Vinícius Moraes Carneiro e Wagner Mora Alves de Souza, esse último é o coordenador de instalação dos PIDs.

- Anúncio -
- Anúncio -