O potencial da Bahia para o desenvolvimento e atração de novos investimentos no setor de energias limpas foi destacado pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (14). Em entrevista ao canal Espaço Cidadão, do jornalista Robson Carvalho, no Youtube, ele falou sobre o destaque do estado na geração de energia eólica e energia solar.

“A Bahia é o melhor estado do Brasil tanto para a energia eólica, que vem do vento, quanto para a solar. Eu converso com investidores de várias nacionalidades que têm projetos aqui e eles dizem que não têm dúvida em afirmar que aqui nós temos o melhor vento do mundo. Ou seja, não é um vento de litoral, portanto, ele sofre pouca alteração de velocidade e intensidade. Tem um período de vento maior e uma variação menor. Portanto, isso requer menos investimento do tipo de equipamento e você consegue gerar muito mais”, disse Rui.

Rui ainda apontou os efeitos positivos do segmento para a economia dos municípios baianos, sobretudo para os que estão localizados no semiárido.

“Tive uma reunião com um grupo de investidores e eles me afirmaram que aqui tem o maior volume por torres no mundo que eles têm. Assim como a energia solar, que naquela margem do São Francisco é comprovadamente a taxa de maior incidência solar e de convergência…temos uma posição muito privilegiada e isso tem impactado na renda nessas cidades, pois a maioria dos projetos usam o arrendamento de terras, usam o pagamento por torre aos pequenos produtores. Esses projetos fizeram uma transformação na vida dessas pessoas, que passaram a ter uma renda mensal expressiva, que convertem isso em renda nas cidades”, completou.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário