De maneira pioneira na Bahia, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) está promovendo o I Nivelamento Interfederativo em Segurança Pública para Guarda Municipais, em Salvador, no período de 11 a 15.09.2023. Sessenta agentes de 23 cidades baianas, além da capital, iniciaram a capacitação nessa segunda-feira (11), no Auditório da Ouvidoria Geral da SSP, que contou com a presença do subsecretário, Marcel de Oliveira.
A Guarda Civil Municipal de Jacobina (GCM), representando o município e a Prefeitura, se faz presente no evento, através do Subinspetor Geral Ed Carlos. Para Ed Carlos, “o nivelamento entre as ações dos órgãos no sistema estadual de Segurança Pública é de fundamental importância para planejar ações voltadas na melhoria da prestação de serviço aos cidadãos jacobinenses. Neste curso estamos aprendendo a importância de realizar cada vez mais projetos para o atendimento preventivo em diversas áreas priorizando o enfrentamento à violência social, e buscando as possibilidades de convênio entre os entres federativos para avanços nas necessidades de tecnologias e equipamentos para atuação do Sistema Estadual de Segurança Pública”.
Ofertar capacitação a integrantes das guardas municipais para a proteção de bens, serviços, logradouros públicos e instalações dos municípios, por meio de treinamentos técnico-operacionais em salvamentos, tecnologias, trânsito, meio ambiente, primeiras-respostas a instituições bancárias e gerenciamento de crise, é a ideia central do evento.
Essa iniciativa tem como objetivo fortalecer o paradigma estabelecido com a criação do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP, através da Lei 13.675/2018, que aponta para uma integração entre os componentes desse conjunto, visando uma atuação de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.
Para o Subsecretário, Marcel de Oliveira, a integração de conhecimentos e operações entre profissionais que atuam na segurança, permite novas experiências a partir de diferentes vivências. “Esse é o primeiro curso, mas a ideia é avançar, para que guardas de outros municípios tenham acesso às nossas técnicas e assuntos abordados”, completou.
As 40 horas de ensinos práticos e teóricos serão ministrados por profissionais das Superintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) e Integrada da Atividade Policial (Siap), de Inteligência (SI), de Prevenção à Violência (Sprev), Telecomunicações (Stelecom), Corregedoria Geral, das Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar, as Secretarias de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) e pela Guarda Municipal de Salvador. Ascom/PMJ

Vereadores da base de Valdice perdem a paciência e fazem críticas à gestão em sessão da Câmara
Corrida por apoios ao Senado abre “guerra fria” entre Coronel e cúpula do Avante, partido que sonha com a suplência de Rui
Por que Neto precisa concorrer ao governo no ano que vem, por Raul Monteiro
‘Cadê os 50 milhões de reais dos respiradores?’: ACM Neto aceita convite de Rui Costa e inicia o debate
Com apoio da Jacobina Mineração Pan American Silver, projeto Esporte por um Mundo Melhor promove inclusão social em Jacobina
Rui vai, aos poucos, minando ‘chapa de governadores’ em benefício próprio, por Raul Monteiro*