João Pedro Amorim e Marta Melo. Esses são os dois jovens estudantes do Campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) que acabam de receber a oportunidade de intercâmbio em instituições estrangeiras.

As premiações são resultado da participação dos alunos na Wifa Olympiad 2021, olimpíada de conhecimento multidisciplinar, que ocorreu, virtualmente, entre os dias 1º e 16 de setembro, com o intuito de promover e estimular o desenvolvimento social, político, científico e tecnológico.

Formando do curso técnico integrado de informática, Pedro obteve duas premiações de intercâmbio, após realizar duas das cinco provas oferecidas, contemplando as áreas de humanidades e ciências exatas: uma bolsa parcial, com duração de 15 semanas, para estudar inglês na Universidade de Boston (EUA), e uma bolsa de estudo e trabalho para cidade de Dublin, na Irlanda. Ambas as premiações poderão ser desfrutadas no prazo de até dois anos.

“As provas envolveram jovens de praticamente todas as partes do Brasil. Foram muitas pessoas concorrendo a esses prêmios, principalmente às bolsas de intercâmbio. A competição foi de muito proveito para mim, pois pude testar habilidades e aprimorar ainda mais meus conhecimentos. Eu recomendo para todos os alunos da comunidade IFBA que participem sem medo, pois grandes oportunidades podem surgir desse evento. Deixo registrado aqui o meu agradecimento ao campus, a todos os professores e amigos, tanto do curso de informática quanto dos demais. As vitórias nunca são individuais porque nunca estivemos sozinhos, sou grato por tudo que aprendi com vocês!”, comenta Pedro.

Aprovado no Enem/Sisu na segunda opção de curso – Educação Física (UFG) -, o jovem pretende participar novamente do Exame Nacional visando à graduação de Jornalismo. 

A menina prodígio 

Estudante do 3º ano do curso técnico integrado de mineração, Marta Melo vem acumulando conquistas ao longo de sua trajetória acadêmica.

No ano passado, foi selecionada em programa de verão na Universidade de Cambridge, Inglaterra. Recentemente, ela foi aprovada no processo seletivo Inverno na Universidadeatravés do qual teve a oportunidade de participar de 40h de formação virtual ofertadas pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (ICT/Unesp) de São José dos Campos/SP.

Agora, a jovem acaba de receber mais três premiações: duas bolsas de intercâmbio e uma para participar de competição internacional. Assim como o colega Pedro, Marta realizou duas provas, sendo uma de matemática, a qual gabaritou as questões, e outra de ciências exatas.

O primeiro intercâmbio será para a Universidade de Manchester (Reino Unido), instituição pública considerada umas das melhores da Europa, pela qual já passaram vencedores do prêmio Nobel; o 2º é voluntário, destinado a estudo e auxílio comunitário em uma das 20 opções de países oferecidas; a 3ª premiação é para a Teen Eagle International Competition, competição britânica concorrendo à viagem para Londres.

“Meu maior apoio foi Deus obviamente, mas não posso deixar de agradecer aos meus familiares e colegas de turma, que sempre me apoiaram em tudo”, pontua a jovem.

Neste ano, Marta ainda ganhou menção honrosa no Desafio Brasileiro de Matemática. Ela pretende prestar vestibular para o ITA a fim de ingressar em engenharia aeroespacial.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário