Parece que o mundo está ficando pequeno para nossos estudantes… A jovem Marta Melo, 19, formanda do curso técnico integrado em mineração do Campus Jacobina do Instituto Federal da Bahia (IFBA), e João Pedro Amorim, 20, (informática), são exemplos disso.

Em setembro de 2021, Marta acumulou mais três premiações em sua bagagem: duas bolsas de intercâmbio e uma para participar de competição internacional. As conquistas foram resultado da sua participação na Wifa Olympiad 2021, olimpíada de conhecimento multidisciplinar, que ocorreu, virtualmente, com o intuito de promover e estimular o desenvolvimento social, político, científico e tecnológico. A estudante realizou duas provas, sendo uma de matemática, a qual gabaritou as questões, e outra de ciências exatas.

A primeira premiação consiste em intercâmbio na escola de idiomas Education First, Campus Manchester (Reino Unido); a 2º, que seria um intercâmbio voluntário destinado a auxílio comunitário em uma das 20 opções de países oferecidas, foi substituída por intercâmbio estudantil na França, a fim de aprender o idioma e conhecer lugares históricos do país; a 3ª é para a Teen Eagle International Competition, competição britânica concorrendo à viagem para Londres.

Marta se prepara para embarcar no dia 25 de maio, ao lado do colega João Pedro. Os jovens permanecerão por um mês em terras estrangeiras. Estadia, alimentação e materiais didáticos ficarão por conta de instituição parceira da Wifa, enquanto as passagens foram adquiridas com apoio do poder público municipal jacobinense, além de iniciativas particulares, como rifas e vaquinha virtual.

João Pedro e Marta são os únicos estudantes da Bahia, ao lado de aluna do Campus Salvador do IFBA, a receberem tal oportunidade. Formando do curso técnico integrado em informática, João obteve duas premiações na Wifa, após realizar duas das cinco provas oferecidas, contemplando as áreas de humanidades e ciências exatas: uma bolsa parcial, com duração de 15 semanas, para estudar inglês na Education First, Campus Boston (EUA), e uma bolsa de estudo e trabalho para cidade de Dublin, na Irlanda, a qual foi trocada pela imersão na França. Ambas as premiações poderão ser desfrutadas no prazo de até dois anos.

“As provas envolveram jovens de praticamente todas as partes do Brasil. Foram muitas pessoas concorrendo a esses prêmios, principalmente às bolsas de intercâmbio. A competição foi de muito proveito para mim, pois pude testar habilidades e aprimorar ainda mais meus conhecimentos. Eu recomendo para todos os alunos da comunidade IFBA que participem sem medo, pois grandes oportunidades podem surgir desse evento. Pra mim, um leque se abriu! Deixo registrado aqui o meu agradecimento ao campus, a todos os professores e amigos, tanto do curso de informática quanto dos demais. As vitórias nunca são individuais porque nunca estivemos sozinhos, sou grato por tudo que aprendi com vocês!”, destaca o estudante, recém-aprovado em 1º lugar no curso superior de Relações Públicas (2021) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), através do Sisu. Em 2020, ele foi selecionado para sua segunda opção (Educação Física), na mesma instituição.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário