Uma grave situação foi denunciada nesta quinta-feira (13) pelo blog Bahia Acontece, do repórter Emerson Santos. Moradores do bairro do Leader, em Jacobina, no Piemonte da Diamantina (BA), podem ter consumido água misturada a esgoto por vários meses.

O motivo foi o rompimento da tubulação de água da Embasa que abastece as residências do final da rua Margem Rio do Ouro, no bairro do Leader. De acordo com os denunciantes, próximo ao local onde o cano teria quebrado passa uma grande manilha de esgoto, cuja água suja teria se misturado à água tratada e bombeada para as torneiras das residências.

Foto: Bahia Acontece

Muitas pessoas já estavam desconfiadas, pois, além de sentirem um forte odor na água, algumas inclusive tiveram coceiras no corpo e diarreia.

Um análise das amostras da água feita pela própria Embasa confirmou a contaminação. E mesmo já tendo sido sanado o problema durante esta semana, como informa o Bahia Acontece, os moradores estão indignados com a situação.

Foto: Bahia Acontece

Todos foram expostos a um alto risco de ordem sanitária, pois muitos bebem a água que vem da rede geral. Devido ao alto índice de contaminação, mesmo sendo tratada com filtros ou outros dispositivos, ela ainda oferece riscos à saúde, alguns, inclusive, podem ainda não ter apresentado sintomas.

Bairro da Serrinha

Na rua do Cruzeiro, no bairro da Serrinha, moradores também reclamam da água suja e fétida que há cerca de três semanas caiu nas torneiras. Uma amostra da água foi entregue pela reportagem do TRagora no escritório da Embasa e protocolado pedido de análise.

A reportagem quis falar com o chefe do escritório, mas ele não estava.  O atendente informou que uma equipe da estatal faria uma visita à residência em 24 horas para verificar o ocorrido. Já se passaram três semanas e nenhuma satisfação foi dada pela Embasa.

A água suja caiu por dois dias na casa de uma professora aposentada, contaminando todos os seus reservatórios.

Veja o vídeo:

COMPARTILHE

Sobre o Autor

*Atuou como Repórter nos jornais O Paraguaçu (Itaberaba/BA), Primeira Página (Jacobina/BA) e Oeste Hoje (LEM/BA). Sites: Camaçari Fatos e Fotos e Nossa Metrópole (Camaçari/BA). Atualmente, edita o portal TRagora e é Repórter do jornal Tribuna Regional.

Deixe Um Comentário