Começa a circular no meio político a possibilidade de adiamento das eleições deste ano, em virtude da pandemia do coronavírus. Porém, independente de adiamento, os partidos terão que cumprir o atual calendário eleitoral, afinal é isso que determina a Legislação.

Em Jacobina são dadas como certas as pré-candidaturas do atual prefeito, Luciano Antonio Pinheiro (Luciano da Locar), que é pré-candidato a reeleição, Kátia Cristina Alves (Kátia da Saúde), que é pré-candidata pelo Podemos, e Tiago Dias, que colocará seu nome à disposição pelo PCdoB.

Com o fim do prazo para filiação partidária daqueles que querem disputar as eleições deste ano, exceto mudanças inesperadas, já há algumas definições:

Luciano da Locar conta com o apoio de três partidos: DEM, Cidadania e PTC. O DEM já tem uma chapa proporcional com o nome de 20 pré-candidatos, dentre eles Noelson da Caatinga, Jane, Eduardo do Paraíso e Dibas, que já são vereadores e buscam a reeleição. No cidadania também querem continuar no Legislativo, Dr. Aloisio, Batista do Junco, Luzinete, Rone de Itaitu, Clodoaldo e Juliano Cruz. Apesar de constar na lista de pré-candidatos, Juliano é um dos nomes cotados para formar a chapa com Luciano, sendo seu candidato a vice, apesar de Luciano ter afirmado, por mais de uma vez, que caberá a Leopoldo Passos indicar o vice. O PTC, que também vem com chapa completa, tem como pré-candidato a reeleição o vereador Zé do Povo.

Kátia da Dires saíra pelo Podemos, porém não conseguimos contato com o partido, assim como com a pré-candidata. A candidatura está definida, mas, não sabemos se já existe candidatura a vice, bem como o número de pré-candidatos a vereador.

Tiago Dias deverá ter em seu palanque em torno de sete partidos, no entanto com chapa proporcional serão provavelmente quatro – PCdoB, PT, PP e PL, que segundo seus respectivos presidentes irão lançar a chapa completa. Diante disso, o candidato do PCdoB contará com o apoio de aproximadamente 100 candidatos a vereador.

No PCdoB os pré-candidatos a reeleição são: Júnior de Todos, que foi eleito pelo partido, Rone do Junco, que trocou o PT pelo PCdoB, e Cecílio Júnior, que “abandonou a barco” de Luciano da Locar e decidiu apoiar Tiago Dias, que tem no nome de Mariana Oliveira, presidente municipal do PT, sua provável candidata a vice-prefeita.

Já o PT tem como pré-candidato a reeleição Martins do Batata.

Para evitar injustiças, o TRAgora citou nomes apenas dos pré-candidatos que já têm mandato, apesar de outros nomes bastante competitivos e conhecidos estarem à disposição dos seus partidos, na busca de uma vaga no Legislativo Municipal de Jacobina nas eleições deste ano.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário