O Vaticano nomeou o Cardeal Dom Sérgio da Rocha como novo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. O religioso,  que já foi  bispo auxiliar de Fortaleza, arcebispo de Teresinaque e estava em Brasília, ficará no lugar de Dom Murilo Krieger, que apresentou a saída compulsória de praxe, por já ter completado 75 anos.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (11), na Rádio Excelsior da Bahia. “O Senhor do Bonfim, que com seus braços abertos acolhe todos que sobem a Sagrada Colina, acolha este irmão que vem para a Bahia. Nossa Senhora da Conceição, Padroeira deste Estado, interceda por este seu filho! E Santa Dulce dos Pobres seja para o Cardeal Dom Sérgio um exemplo de como “amar e servir”! Bem-vindo Dom Sérgio”, afirmou Dom Murilo.

Dom Murilo Krieger, até a data da posse do novo chefe da igreja Católica soteropolitana, será o Administrador Apostólico.

BIOGRAFIA – Nascido em 21 de ouutbro de 1959, no distrito de Matão, em São Paulo, Dom Sérgio da Rocha recebeu a ordenação diaconal na Igreja de Santa Cruz de Matão, no dia 18 de agosto de 1984 e se tornou sacerdote na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão, em dezembro.

O religiosos cursou Filosofia no Seminário de São Carlos e de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e se formou em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Após isso, Dom Sérgio pós-graduação a nível de Mestrado em Teologia Moral pela Faculdade Nossa Senhora Assunção, de São Paulo, e obteve o Doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 1997.

Dom Sérgio foi Diretor Espiritual no Seminário Diocesano de Filosofia, em São Carlos; Professor de Filosofia e Reitor. No Seminário de Teologia de São Carlos, em Campinas, foi Diretor Espiritual e Reitor, além de ter sido professor e membro da Equipe de Formação dos Diáconos Permanentes de São Carlos.

Na Diocese de São Carlos, o Cardeal exerceu os seguintes encargos: foi assessor da Pastoral da Juventude, Coordenador da Pastoral Vocacional, Coordenador da Escola de Agentes de Pastoral, Coordenador Diocesano de Pastoral, Pároco de Água Vermelha e de Santa Eudóxia, Vigário Paroquial das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Catedral e Reitor da Igreja São Judas Tadeu, em São Carlos.

De 1989 a 2001 foi professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Colaborou como professor em Porto Velho, no Projeto Missionário Sul I-Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luis de Montes Belos, Igreja-Irmã da Diocese de São Carlos.

Já em 2001, o Cardeal foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza pelo Papa João Paulo II. Depois, em agosto do mesmo ano, foi ordenado bispo na Catedral de São Carlos, por Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, e pelos coordenantes: Dom Joviano de Lima Júnior e Dom Bruno Gamberini.

Em 2007, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Teresina. Iniciou o seu trabalho pastoral na Arquidiocese de Teresina, como arcebispo coadjutor, no dia 30 de março de 2007.

Em Teresina, em 2008, Dom Sérgio sucedeu Dom Celso José Pinto da Silva como arcebispo metropolitano. No período de 2003 a 2007, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB; da membro da Comissão Episcopal do Mutirão de Superação da Miséria e da Fome da CNBB; Secretário do Regional Nordeste I; Bispo de referencial da Pastoral da Juventude e da Pastoral Vocacional no Regional Nordeste I.

Entre 2007 a maio de 2011, foi Presidente do Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM; membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, cargo que ocupou até maio de 2011; membro do Conselho Permanente da CNBB e Presidente do Regional Nordeste IV.

Em 15 de junho de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI arcebispo metropolitano de Brasília.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Ex-vereador e Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Jacobina, Carlos de Deus é formado em Administração de Empresas pela Universidade Norte do Paraná. Diretor-presidente do jornal Tribuna Regional e do site TrAgora.

Deixe Um Comentário