O deputado José de Arimateia (Republicanos) sugeriu ao governador Rui Costa que crie mais uma Área de Proteção Ambiental, a APA da Serra da Jacobina, no Piemonte Norte do Itapicuru. A área é ideia do professor da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Gustavo Hees de Negreiros, e conta com a apoio também do deputado Aderbal Caldas (PP).

Na indicação endereçada ao governador e protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), os deputados argumentam que a região da Serra da Jacobina abriga uma série de nascentes, incluindo os Rios Itapicuru, Itapicuru-açu e Itapicuru Mirim.

“A criação da APA da Serra da Jacobina será instrumento fundamental para substanciar as ações de gerenciamento ambiental, principalmente com relação a contenção de ações predatórias e preservação de recursos hídricos em uma região que possui tendência de seca”, alerta o documento, acrescentando que “essa tendência será em muito mitigada após as ações de gestão delineadas pela delimitação da APA e seu posterior zoneamento”.

A APA da Serra da Jacobina deve incluir os municípios de Miguel Calmon, Jacobina, Mirangaba, Caém, Saúde, Pindobaçu, Antônio Gonçalves, Campo Formoso e Senhor do Bonfim.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário


Desenbahia
BAN-728-X90-PX-mulher