Com uma programação diversificada e gratuita, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) promove o Mês da Enfermagem 2019. O evento acontecerá em 12 cidades do estado, entre os dias 06 a 31 de maio, com tema central para liderar – Saúde para todos”. Todos os anos, o Coren-BA comemora o Dia Internacional da(o) Enfermeira(o) – 12 de maio – e o Dia Nacional das(os) Técnicas(os) e Auxiliares de Enfermagem – 20 de maio – promovendo eventos de caráter prático e educativo para profissionais e estudantes de enfermagem.

Desta vez, além de abordar os desafios do cuidar, o Conselho traz como novidade o debate sobre o tema empreendedorismo no setor de saúde. O foco será a abertura dos Consultórios de Enfermagem, modalidade de atendimento que foi regulamentada pela Resolução 568 do Conselho Federal de Enfermagem em fevereiro de 2018.

Outro destaque serão as oficinas. Geralmente muito concorridas por abordarem a Enfermagem no dia a dia, este ano, profissionais e estudantes poderão participar de simulação realística sobre atendimento pré-hospitalar, julgamento simulado com base no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e workshop sobre feridas e ostomias (Em Salvador).

Webpalestras

O evento não estará restrito aos locais da programação. Em parceira com a Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf SUS), o Coren-BA disponibilizará conteúdos extras na internet, ampliando a divulgação de informações sobre temas relacionados às feridas, à saúde mental e ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

O mês da Enfermagem 2019 acontecerá em Alagoinhas, Feira de Santana, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Paulo Afonso, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista e Salvador.

Para participar em Salvador, inscreva-se aqui.

Para participar nas cidades do interior, inscreva-se aqui.

Programação Mês da Enfermagem – Jacobina

Local: Auditório da UNEB
Horário: 8h às 18h
Data: 20 de maio

8h – Credenciamento

8h30- Abertura: Enfermeira Marianna Valois (Secretária Municipal de Saúde), (Representante do COREN-BA) Prefeito, Coordenadoras de Enfermagem e Diretor do Departamento –UNEB – Campus IV –Jacobina, Coordenador de Enfermagem Hospital Maternidade Antônio Teixeira Sobrinho. Enfermeiro Tárcio Robério Oliveira Mesquita.

9h – Conferência – Enfermagem, liderança e o desafio da saúde para todos.
Palestrantes: Alexandro Gesner. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestrado Profissional em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Pós-graduação Lato Sensu em Saúde Pública com Ênfase em PSF pela Universidade Estácio de Sá. Vinculado à Secretaria Municipal da Saúde do Salvador, compondo o corpo técnico da Coordenadoria da Atenção Primaria a Saúde. Atua como Conselheiro Regional Efetivo Quadro I gestão 2018-2020 Coren-BA.
Mediadora: Gleica Sodré de Oliveira.

11h – Palestra – Enfermagem: O que nos motiva e nos faz ser enfermeira(o)s, técnica(o)s e auxiliares de enfermagem.

Palestrante: Laura Emmanuela Lima Costa. Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Atua no Núcleo Regional de Saúde Centro Norte e Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – Campus IV – ambos em Jacobina
Mediadora: Jenifen Miranda Vilas Boas.

12h – Almoço

14h – Mesa Redonda – Atuação da Equipe de Enfermagem na Sala de Vacina.

Palestrantes: Eliana Sacramento de Almeida. Enfermeira. Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia – Campus VII – Senhor do Bonfim.
Catarina Vieira Costa – Técnica de enfermagem na Prefeitura Municipal de Jacobina, Unidade de saúde da Mariz
Mediadora: Silvana Gomes Nunes Piva.

15h – Intervalo

15h15 – Palestra – Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

Palestrante: Rudval Souza da Silva. Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia Campus VII. Conselheiro suplente Coren-BA 2018-2020.
Mediadora: Rita Dias Nascimento.

16h30 – Palestra – Situação Epidemiológica das pessoas que convivem com HIV – O olhar da equipe de enfermagem.

Palestrante: Cleuma Sueli Santos Suto. Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – Campus VII – Senhor do Bonfim.
Mediadora: Silvana Gomes Nunes Piva.

17h – Encerramento.

COMPARTILHE

Sobre o Autor

*Atuou como Repórter nos jornais O Paraguaçu (Itaberaba/BA), Primeira Página (Jacobina/BA) e Oeste Hoje (LEM/BA). Sites: Camaçari Fatos e Fotos e Nossa Metrópole (Camaçari/BA). Atualmente, edita o portal TRagora e é Repórter do jornal Tribuna Regional.

Deixe Um Comentário