De acordo ao boletim sísmico gerado pelo do Laboratório Sismológico do Departamento de Geofísica Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABSIS/UFRN), do mês de junho, foram registrados no município de Jacobina três tremores de terra, com magnitudes variando de 1.6 a 1.9 na escala Richter.

Os abalos têm sido constantes e assim como a preocupação da população, principalmente dos moradores da região onde os tremores são sentidos com mais intensidade. As causas dos eventos sísmicos ainda são desconhecidas já que um estudo mais aprofundado ainda não foi realizado no município. As informações que chegam são através da assessoria de imprensa de uma empresa mineradora de exploração de ouro e possui duas barragens de rejeitos.

Em nota enviada aos meios de comunicação da cidade, a Yamana Gold/JMC informou que dois sismógrafos foram  instalados nas comunidades de Itapicuru e Jaboticaba, nas proximidades da empresa e que funcionarão 24 horas por dia.

A Prefeitura de Jacobina ainda não se pronunciou publicamente sobre as ocorrências sísmicas que vem acontecendo no município.

A lista dos 18 eventos do presente no Boletim Sísmico publicada pelo LabSis/UFRN e o resultado da análises dos principais sismos registrados pela rede RSISNE operada pelo LabSis/UFRN no NE do Brasil.

Fonte: NotíciaLimpa

COMPARTILHE

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário