Menu

Comunidade Católica de Cachoeira Grande realiza festejos em homenagem ao padroeiro Bom Jesus da Glória

TRagora 6 anos atrás

Foto: Procissão Bom Jesus da Glória, Cachoeira Grande.

 

A comunidade católica do distrito de Cachoeira Grande, município de Jacobina, realizou entre os dias 29 de julho a 06 de agosto, a tradicional festa em louvor ao Bom Jesus da Glória, padroeiro da comunidade.

O evento contou com diversas atividades e com a participação do público de todas as idades, população local, fiéis e religiosos consagrados de Cachoeira Grande, Jacobina e de outras localidades.

Foto: Caminhada luminosa.

A festa do padroeiro é realizada anualmente desde 1960, se consolidando como uma das mais importantes manifestações culturais da região, congregando fiéis católicos da comunidade local, das comunidades vizinhas, além de visitantes de outras denominações religiosas.

Antigamente era comum a ida de muitos romeiros a cidade de Bom Jesus da Lapa, e por causa desta devoção, no ano de 1960, um fazendeiro de Cachoeira Grande, Sr. Joaquim Pereira, trouxe um grande crucifixo e doou a comunidade. A partir daquele ano, todo dia 6 de agosto se comemora a festa do padroeiro. Nesta data a Igreja Católica, em todo o mundo, celebra a festa do Bom Jesus da Glória, Bom Jesus da Glória, remetendo à passagem bíblica em que Jesus se transfigura no Monte Tabor (Mateus 17,1-13; Marcos 9,2-8; Lucas 9,28-36).

Em Cachoeira Grande, os festejos teve abertura no domingo, 29 de julho, com missa e a tradicional Cavalgada Cristã que percorreu as ruas do distrito, acompanhada de uma carroça transportando a imagem do santo padroeiro. Na segunda-feira, 30, destaque para o terço dos homens da comunidade local, com a participação dos religiosos consagrados. Na terça-feira 31, o evento foi abrilhantado com a pureza e graça do terço das crianças, e na quarta-feira, 01 de agosto, com o terço das mulheres. Também teve adoração ao santo padroeiro, com a participação de missionária Irmã Marilda de Salvador, na quinta-feira, 02.

Foto: Terço das crianças.

Padres e religiosos católicos.

 

No sexto dia dos festejos, sexta-feira 03, iniciou-se o tríduo (três dias de missa), sendo a primeira missa celebrada pelo Pe. Paulo Pitombo, reitor do Santuário Mãe Rainha em Salvador. No sábado 04, a missa foi novamente presidida pelo Pe. Paulo Pitombo, e no domingo, 05, último dia do tríduo e penúltimo dia dos festejos, a missa foi celebrada pelo Pe. João Zacarias.

Pe. João Zacarias

 

 

 

 

 

 

 

 

Pe. Paulo Pitombo.

Finalizando a semana em louvor ao padroeiro, na segunda-feira 07, a comunidade de Cachoeira Grande acordou com a Alvorada do Bom Jesus da Glória, em que religiosos e fiéis saíram pelas ruas, com cânticos de adoração a cristo, queima de fogos e animação da banda de Pífanos de Lagedo do Braga. Logo após, foi celebrada missa pelo padre Alex, pároco de Serrolândia.

Pe. Alex, pároco de Serrolândia-BA.

 

Depois da missa, os participantes se deliciaram com almoço comunitário, seguido do descontraído leilão. Já no finalzinho da tarde, os festejos forma encerrados a tradicional caminhada luminosa, em os fiéis saíram em procissão pelas ruas do distrito, com velas na mão e carregando a imagem do padroeiro e de Nossa Senhora, mãe de Jesus Cristo, louvando e orando pela comunidade, clamando por paz e harmonia para Cachoeira Grande, Jacobina, o Brasil e para o mundo inteiro.

Foto: TRagora/ Banda de Pífanos de Lagedo do Braga

 

 

 

 

Foto: Caminhada luminosa, Festa Bom Jesus da Glória- Cachoeira Grande.

 

Foto: Fiéis da comunidade católica de Cachoeira Grande.

Foto: Leilão na festa do Bom Jesus da Glória/Cachoeira Grande.

Foto: narradores do leilão.

Caminhada luminosa.

Procissão.

 

Festa do Bom Jesus da Glória.

 

Redação TRagora.com

 

 

 

 

- Anúncio -
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Anúncio -