Menu

CNH Digital pelo celular atinge um milhão de usuários no Brasil

TRagora 5 anos atrás

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) alcançou a marca de mais de um milhão de motoristas brasileiros que utilizam o documento eletrônico. O novo recurso de validação remota, lançado no dia 20 de dezembro (veja aqui), contribuiu para um pico de 60% em adesões nas últimas três semanas. A ferramenta traz a praticidade do condutor obter o documento digital no próprio app sem a necessidade de comparecer ao posto de atendimento do Detran ou usar a certificação digital. São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás foram os Estados com o maior número de CNHs digitais, com respectivamente 223 mil, 76 mil e 70 mil.

A versão digital da CNH, lançada em abril de 2018 em todo o Brasil, foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O documento eletrônico está disponível gratuitamente no app Carteira Digital de Trânsito para celulares Android e iOS (iPhone).

A carteira em formato digital segue válida apenas para documentos emitidos a partir de maio de 2017, com QR Code impresso no verso. A tecnologia já pode ser usada por 27 milhões de motoristas brasileiros de um total de 60 milhões de condutores do país. Também é possível usar a versão digital como identidade para embarques aéreos domésticos e identificação em órgãos públicos. Além disso, a versão em PDF tem valor de uma cópia autenticada em cartório.

É possível emitir o documento por meio do app com o uso de QR Code impresso na carteira física, além de utilizar câmera do aparelho para realizar o reconhecimento facial do condutor. Assim, a ferramenta contribui para a praticidade de não precisar comparecer ao posto de atendimento do Detran. Ou seja, todo o procedimento pode ser feito por meio do seu smartphone ou tablet. Além disso, o motorista tem a facilidade de acessar a versão digital sem conexão à Internet e usá-la como identidade em diversão ocasiões.

 

 

TechTudo

- Anúncio -
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Anúncio -