Menu

3ª FEIRA DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS É DESTAQUE EM JACOBINA

TRagora 6 anos atrás

Na manhã desta sexta-feira (01/06), aconteceu no Sambódromo da Matriz em Jacobina, Feira Cultural em comemoração a 3ª Semana dos Alimentos Orgânicos. O evento tem como principal objetivo unir o campo e a cidade, ou seja, integração entre produtores e consumidores, bem como promover a valorização, comercialização e consumo de produtos orgânicos e conscientizar a sociedade para os malefícios causados a saúde humana devido ao uso excessivo de agrotóxico na produção de alimentos.

Em Jacobina o dia Municipal dos Alimentos Orgânicos é comemorado dia 28 de maio, data instituída pelo Projeto de Lei n°1457/2017 de autoria do Vereador Junior de Todos. Durante esta semana ocorreu uma agenda de eventos alusivos à data, como Sessão Solene ao Dia Municipal dos Alimentos Orgânicos realizada na Câmara de Vereadores de Jacobina (29/05), o 1º Encontro Territorial dos Agricultores Agroecológicos e Orgânicos do Piemonte da Diamantina (30/05), e a 3ª Feira Cultural como culminância da semana comemorativa.

Conforme destacou Markus Breus, coordenador do Projeto Feiras Orgânicas do Piemonte, atualmente trinta agricultores do território já possuem certificação do Ministério da Agricultura para comercialização de alimentos orgânicos, e em breve mais vinte produtores dos municípios de Miguel Calmon e Capim Grosso serão certificados. Sendo a Capacitação dos produtores realizada Associação Afro Brasileira Quilombo Erê (Atabaque), com apoio do Programa de Pequenos Projetos Eco-sociais (PPPEcos) financiado pelo Fundo Mundial do Meio Ambiente das Nações Unidas (GEF).

Além da venda e exposição em barracas, a feira também contou o sorteio de produtos orgânicos, distribuição de mudas de plantas em parceria com Prefeitura Municipal de Jacobina, troca de alimentos não perecíveis, os quais serão doados a instituição A Fazendinha, e finalizou com forró e animação de Djalma do Acordeom.

 

Fonte: TRagora
- Anúncio -
Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Anúncio -